Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Filosofia Lean: Por que ela é tão importante para a Indústria 4.0?

Compartilhe:
Filosofia Lean

A transformação digital e a volatilidade dos cenários econômicos interferem diretamente na gestão do trabalho na Indústria 4.0. Por isso, a necessidade de implementar processos otimizados que possibilitem o acompanhamento das atividades desenvolvidas na organização, de forma a garantir a eficiência da produção e a eliminação de desperdícios, é latente. Nesse contexto, o Lean Manufacturing, em português, Manufatura Enxuta, apresenta-se como uma metodologia capaz de proporcionar exatamente o aumento da produtividade e a redução dos desperdícios

A filosofia Lean oferece uma série de ferramentas capazes de produzir uma gestão enxuta e eficiente em organizações contemporâneas, ligadas ao uso das tecnologias digitais e ao cenário de inovação. A execução da filosofia Lean na prática provoca transformações em toda a cultura organizacional, propondo uma mudança de mindset entre as lideranças, gestores, colaboradores e stakeholders. É um processo que pode levar tempo, mas que apresenta soluções para um dos principais desafios da Indústria 4.0: garantir uma produção otimizada, sustentável e eficiente.

A gestão enxuta impacta positivamente todas as áreas de atuação da organização, que vai desde a construção de um ambiente saudável e otimizado para as equipes internas, passando pela redução de custos, desperdícios e excedentes, até a plena satisfação do consumidor final. Certamente, a filosofia Lean trará resultados expressivos para qualquer organização, na indústria manufatureira (Lean Manufacturing), na indústria da construção civil (Lean Construction), na saúde (Lean Healthcare), em negócios de inovação (Lean Startup), nos setores de logística (Lean Logistics) e até mesmo administrativos (Lean Office).

Sabendo sobre a importância de adotar a filosofia Lean, surgem duas dificuldades comuns aos líderes e gestores(as): Como dar início e qual o meu papel neste processo?

Como já assumimos antes, este não é um processo acelerado pois, como toda transformação, exige tempo e dedicação. O que se faz urgente é que líderes e gestores (as) estejam disponíveis para avançar profissionalmente, conhecendo novas metodologias e se desafiando a ir além do que já é estabelecido. Para isso, os cursos de pós-graduação exercem um papel fundamental.

A metodologia de aplicação da filosofia Lean perpassa pela identificação dos gargalos e dificuldades da produção, desenho das possibilidades e soluções, experimentos práticos que respondam algumas questões como: Podemos melhorar? Qual é o nosso propósito organizacional? De que forma posso fazer entregas mais eficientes aos meus clientes? O que é realmente importante para o meu cliente?

Esse movimento envolve insights do grupo de gestão, observação das habilidades e competências das equipes, avaliação de custos, investimento em qualificação de profissionais e ferramentas de análises de resultados.

A filosofia Lean se materializa em um conjunto de técnicas para maior eficiência e, consequentemente, para o crescimento exponencial do negócio.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.