Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Formação para o futuro: da graduação ao doutorado

Compartilhe:
capa (1)

Você já deve saber que as profissões do futuro estão, de alguma forma, ligadas ao desenvolvimento tecnológico ou industrial. Muito mais do que ter uma profissão considerada promissora, ser um profissional do futuro exige a integração de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências na sua área de atuação.

Por isso, desde o seu nascimento, no início dos anos 2000, o SENAI CIMATEC vem sendo vanguardista na formação focada em tecnologia, inovação, sustentabilidade e integração para atender as demandas da Indústria 4.0 e sociedade 5.0.

O ecossistema CIMATEC reúne uma infraestrutura tecnológica e um ensino de excelência para oferecer uma formação completa e integrada desde a graduação até o doutorado. Saiba mais:

Graduação: formação para mudar o mundo

 O Centro Universitário SENAI CIMATEC é reconhecido, nacional e internacionalmente, como uma Instituição de Ensino Superior de ponta. Os cursos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo são referências nacionais, se diferenciando pela excelência e inovação acadêmica, que garantem uma formação completa e integrada dentro do maior Complexo Tecnológico da Bahia.

Com o método pioneiro de inovação acadêmica, baseado em pesquisas e modelos já adotados em instituições internacionais de excelência, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Centro Universitário SENAI CIMATEC investe em metodologias ativas para a construção do conhecimento.

Em seus percursos formativos, os estudantes experimentam três trilhas profissionais de carreira desde o início da graduação: a Trilha Pesquisador, a Trilha Empreendedor e a Trilha Técnico-Gestor. Todas elas contam com experiências de carreira durante os 5 anos de curso, intensificando o diálogo entre graduandos, a pesquisa, a indústria e o mercado profissional.

A Graduação CIMATEC vai muito além das salas de aula. Além das Trilhas Profissionais, diferentes formatos de Projetos de Final de Curso e inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, os estudantes vivenciam experiências únicas em organizações e iniciativas estudantis que estimulam a criatividade e a competição saudável.

Com uma infraestrutura de ponta, nossa instituição conta os melhores laboratórios e recursos didáticos disponíveis no país. Nossa jornada educacional inovadora se estende desde a teoria em sala até a participação de estudantes em parcerias do SENAI CIMATEC com empresas e indústrias dos mais diversos setores de atuação.

As Iniciativas Estudantis são associações de estudantes que desenvolvem projetos e participam de competições, conferências, atividades intelectuais e educacionais, e visam proporcionar uma experiência ampla de mercado, tornando-os mais capacitados e desenvolvendo suas competências pessoais e profissionais, podendo, inclusive, participar de desafios nacionais e internacionais.

Pós-graduação: pesquisas e projetos para o futuro da ciência e da inovação

Os Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu do Centro Universitário SENAI CIMATEC são transversais e integrados, promovendo a formação de profissionais e pesquisadores em áreas estratégicas para o avanço da tecnologia e inovação industrial e empresarial.

Com excelência acadêmica e uma infraestrutura tecnológica, a pós-graduação no Centro Universitário SENAI CIMATEC se diferencia como ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que podem ser testados, validados e executados na prática. Afinal, a Indústria 4.0 e as empresas exigem, cada vez mais, profissionais atualizados e em constante aprendizado, capazes de lidar com novos desafios e cenários de incertezas.

O programa de pós-graduação lato sensu, Pós CIMATEC, é composto por 16 cursos em seu portfólio. Os MBA são voltados para área de gestão, estratégia e liderança, enquanto que o MBI abrange as áreas ligadas as tecnologias e inovação como BIM e UX Design & Strategy, por exemplo. Já nas especializações, estão alocados os cursos voltados para as engenharias, confiabilidade, gestão de risco e da manutenção. Durante os cursos, os estudantes se conectam com o ecossistema de inovação SENAI CIMATEC e desenvolvem conexões com o mercado.

A pós-graduação stricto sensu reúne programas em três diferentes temáticas: Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI), Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) e Desenvolvimento Sustentável (MPDS). Todos reconhecidos e com avaliação excelente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação, desenvolvidos com o objetivo de atender as demandas da indústria e sociedade.

Os programas de pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário SENAI CIMATEC possuem professores renomados e uma infraestrutura com o que há́ de mais avançado para a inovação, preparando profissionais e pesquisadores para atuarem de forma sustentável e disruptiva. Conheça as linhas de pesquisa:

Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI)

O Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (PPGMCTI) tem como principal objetivo formar pesquisadores capazes de promover o processo interdisciplinar da modelagem e simulação computacional na solução de problemas industriais e da sociedade. A partir dos cursos de Mestrado e Doutorado, o Programa desenvolve três diferentes linhas de pesquisa, que abordam: Sistemas Complexos, Modelagem de Sistemas Cognitivos e Modelagem de Processos Industriais.

O PPGMCTI do SENAI CIMATEC já formou mais de 120 mestres e 50 doutores e tem conceito 5 na CAPES. A excelência do PPGMCTI é conferida também entre os projetos que apresentaram soluções para grandes multinacionais, como Ford, Braskem, Shell e outras. Com rigor acadêmico e infraestrutura de alta tecnologia, o PPGMCTI promove a ciência e pesquisa aplicada e fomenta projetos que respondem aos novos desafios da Indústria 4.0 e sociedade 5.0.

Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC)

O Mestrado e Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial tem como objetivo qualificar pesquisadores e profissionais para atuarem em áreas estratégicas da Indústria e sociedade. O GETEC desenvolve pesquisas direcionadas para as áreas de Gestão e Desenvolvimento Industrial (GDI), Engenharia de Tecnologia de Processos (ETP), Tecnologias Desenvolvimento de Produto (TDP).

Criado há 14 anos e tendo já formado 200 Mestres, GETEC alia o rigor científico à relevância da pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de projetos conectados com os desafios das indústrias.

Os cursos de Mestrado e Doutorado do PPGGETEC oferecem uma formação integrada para o profissional atuar como agente indutor de inovação em áreas estratégicas para a indústria e sociedade.

 

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Sustentável do Centro Universitário SENAI CIMATEC está conectado com as novas demandas do mercado, sendo o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável (MPDS) o nosso mais recente curso de Mestrado. No SENAI CIMATEC, estamos atentos às principais tendências da Indústria 4.0 e sociedade 5.0 e às complexidades relacionadas ao Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, o MPDS tem como objetivo qualificar profissionais para articular diferentes áreas do conhecimento e formar agentes indutores de inovações no sistema produtivo.

As pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável são direcionadas para três áreas de concentração, são elas: Química, Indústria e Desenvolvimento Sustentável (QIDS), Instrumentação e Automação (IA), Química Aplicada (QA)

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável visa construir uma forte ligação entre a pesquisa em química (básica e tecnológica) e os desafios do setor empresarial para seu desenvolvimento sustentável, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos na agenda da ONU.

Você sabia que nosso Centro Universitário possui um site que reúne suas principais informações? Clique aqui e mantenha-se atualizado sobre nossas atividades.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.