Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Manufatura Avançada: três razões para acreditar que ela mudará o mundo

Compartilhe:
manufatura avançada

A Inglaterra possui uma das mais consolidadas economias do mundo, com destaques em todos os indicadores sociais e condições de serviços básicos à sua população, como educação, saúde e segurança. A indústria inglesa é altamente avançada e tecnológica, contribuindo de forma significativa para o progresso contínuo da nação. Para entender uma das principais razões da evolução da indústria e sociedade da Terra da Rainha, voltaremos no tempo alguns séculos.

Em 1764, James Hargreaves teve uma ideia que transformou o mundo. O inventor inglês, ao observar uma roda de fio girando no chão, pensou em, de alguma forma, fixá-la verticalmente para possibilitar o fiar de vários fios de forma simultânea. Construída em madeira, a máquina de fiar quebrou os paradigmas da indústria têxtil, ainda fundamentalmente rural e doméstica.

Em pouco tempo, máquinas gradativamente melhores passaram a ser construídas e inseridas na indústria têxtil. A complexidade das novas máquinas provocou o desenvolvimento de outros importantes segmentos industriais, como a siderurgia, com a substituição da madeira pelo metal, e a ferramentaria, com a padronização necessária para manutenção dos equipamentos. A sequência de evoluções neste contexto no século XVIII foi classificada na história como a Primeira Revolução Industrial.

O mundo não parou por aí. A Segunda Revolução Industrial, a partir do século XIX, foi caracterizada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, com importantes descobertas e pelos avanços do capitalismo essencialmente monopolista, que, além de ser dominado pela Inglaterra, possuía a participação das novas potências mundiais: Estados Unidos, Alemanha e França. Já a Terceira Revolução Industrial, em meados do século XX, foi marcada pelos avanços da eletrônica e as primeiras aplicações da automação industrial.

Mas o que isso tudo tem a ver com a manufatura avançada? Iniciada no século XXI, a manufatura avançada corresponde à Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Viabilizada pelos sistemas ciber-físicos (que integram elementos computacionais no controle de operações de complexos físicos), a manufatura avançada tem revolucionado a indústria, promovendo a comunicação entre máquinas, cada vez mais dotadas de inteligência e autonomia.

Você pode ainda não ter percebido, mas há uma grande possibilidade de ter experimentado alguma tecnologia baseada nos conceitos da manufatura avançada, que também pode ser chamada de Indústria 4.0. Listamos abaixo três razões para você acreditar que a manufatura avançada mudará o mundo.

Na manufatura avançada, a atuação humana será mais analítica e estratégica. Fonte: Jannoon028 - Freepik.com

A atuação humana será mais analítica e estratégica. Fonte: Jannoon028 – Freepik.com

1. Novas fronteiras da atuação humana

Com a automatização de processos industriais, as plantas fabris têm explorado intensamente a operação por máquinas, que passaram a executar tarefas repetitivas, árduas e complexas, transformando a atuação humana para níveis mais gerenciais e analíticos. As fábricas inteligentes conferem ao homem uma maior concentração de tarefas que envolvam controle e análise de dados da operação. Os ganhos são significativos, tanto na ergonomia e prevenção de acidentes com trabalhadores, quanto na garantia de uma operação mais precisa e com menores índices de falhas, já que há mais dedicação do homem ao monitoramento e gestão do que à execução. Há ainda diversos estudos que apontam que a maioria das funções que serão exercidas pelos humanos sequer existem atualmente.

2. Desenvolvimento de indicadores sociais

A manufatura avançada e seus conceitos possuem aplicabilidade em praticamente todos os setores da economia de um país. Já existem iniciativas voltadas à saúde pública, por exemplo. O Omolu, supercomputador da Fiocruz, instalado no Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (CS2I), está sendo utilizado pelo Cidacs (Centro de Integração de Dados de Conhecimentos para Saúde) para processamento de grande volume de dados (Big Data) oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de programas sociais do Governo Federal com objetivo de avaliar e correlacionar o comportamento e as tendências referentes à qualidade da saúde da população. Atualmente, o Omolu processa uma coorte evolutiva de 114 milhões de brasileiros com foco na análise e mapeamento de doenças como hanseníase e tuberculose. A principal consequência de aplicações como esta é a aceleração no desenvolvimento da saúde pública, que, somada às outras demandas sociais, impactam na qualidade de vida de toda a população.

3. Avanço da economia global

Indústrias de todos os segmentos e portes serão impactados pela manufatura avançada. O exemplo da Inglaterra, que há quase 300 anos ainda colhe os frutos da sua primeira revolução industrial, é interessante de ser observado. Em todo o mundo, os índices de desenvolvimento industrial são acompanhados pelos índices de desenvolvimento da economia de um país. Em suma, quanto mais desenvolvida for a indústria, mais desenvolvida é a economia deste país.

O crescimento de uma economia é, de uma forma geral, avaliado a partir da evolução do PIB (Produto Interno Bruto). Esta medida representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região. Sabemos que os bens de um país são produzidos pelas indústrias. Logo, se o volume de produção industrial cresce, a soma monetária dos bens é impactada, refletindo positivamente no PIB. Por outro lado, se há mais indústrias se desenvolvendo em um país, há, necessariamente, mais trabalhadores empregados, que passam a exercer importantes papéis na economia nacional, já que ampliam seus potenciais enquanto consumidores e contribuem com a soma dos bens produzidos.

Se você se aprofundar um pouco mais no que está sendo desenvolvido para acelerar a implementação da Indústria 4.0 em todo mundo, certamente encontrará ainda mais razões para entender como a manufatura avançada tranformará a era em que vivemos.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.