
É muito difícil encontrar uma definição precisa para uma área tão ampla e transversal como a Engenharia. Um dos conceitos mais utilizados a classifica como a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o objetivo de criar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos.
No intuito de não definir, mas de ampliar os seus horizontes a respeito da Engenheria, destacamos agora o que alguns pensadores renomados sobre essa área do conhecimento declararam:
Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da natureza, por meio da organização, design e construção, para o benefício da humanidade. S. E. Lindsay (1920)
Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (…) Envolve o design e a construção de forma mais econômica (…), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933)
Engenharia, em um sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade. Vanevar Bush (1939)
Para o Comitê de Certificação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (1982), a Engenharia é a profissão na qual o conhecimento das ciências matemáticas e naturais, obtido através do estudo, experiência e prática, é aplicado com julgamento no desenvolvimento de novos meios de utilizar, economicamente, os materiais e forças da natureza para o benefício da humanidade.
Os engenheiros são criadores de soluções para os problemas da humanidade e do meio ambiente como um todo. Profissionais que estudam para encontrar a maneira mais simples, prática e menos onerosa de utilizar os recursos naturais e os materiais para enfrentar os desafios mais complexos.
Veja no Google Maps