Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

O que faz um engenheiro de produção?

Compartilhe:

A Engenharia de Produção é o campo da ciência que estuda o projeto, a implantação, operação, melhoria e manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, no que diz respeito a mão de obra, tecnologias, informação, materiais, energia e gestão.

O engenheiro de produção é o profissional que domina todas as técnicas e compreende cada etapa do processo produtivo de uma empresa, seja ela de natureza industrial ou prestadora de serviços. Ele é capacitado para buscar soluções de desafios relacionados à produção e de criar inovações técnicas que possam ser aplicadas no processo produtivo.

Podemos dizer então que o engenheiro de produção é capaz de construir melhorias que podem transformar os processos de produção e serviços, o que resulta na redução de custos e no aumento da produtividade.

“Trata-se de uma especialidade que tem um campo mais aberto em relação a outros da engenharia”, destaca a professora Vivian Manuela Conceição, coordenadora do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

O engenheiro de produção deverá atuar, prioritariamente, no segmento industrial. No entanto, estará apto a exercer funções em empresas de serviços também, devido a sua formação transversal nas áreas de gestão e tecnologia. Além da área industrial, o engenheiro de produção tem possibilidades também nas áreas de Engenharia da Qualidade; Operações e Processos; Pesquisa Operacional; Engenharia do Trabalho; Logística; Engenharia de Produto; Engenharia Econômica e Engenharia da Sustentabilidade.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.