Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Saúde 4.0: Tecnologia em prol do Acolhimento e Bem-estar

Compartilhe:
WhatsApp Image 2020-12-18 at 16.22.16resized

Quando se fala em inovação tecnológica, alguns dos marcos históricos mais notáveis são ligados às áreas médicas: a penicilina, as vacinas, o sequenciamento de DNA, entre tantos outros exemplos.

Mais recentemente,  tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Nanotecnologia e Robótica vêm sendo utilizadas intensamente na busca por mais avanços na saúde, com resultados concretos e horizontes bastante promissores. É a chamada Saúde 4.0, numa alusão à famigerada Indústria 4.0.

O novo contexto já se reflete na geração mais nova. A edição de 2020 do relatório anual Future Health Index, produzido pela empresa holandesa Philips, concluiu que, entre os profissionais de saúde com menos de 40 anos, 87% acreditam que a tecnologia é fundamental para obter melhores resultados dos pacientes, enquanto 79% afirmam que pode reduzir os níveis de estresse entre médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde.

Entre os 15 países pesquisados, os jovens brasileiros estão entre os mais propensos a utilizarem dados digitais de maneira correta para influenciar resultados de diagnóstico, tratamento e atendimento. Enquanto isso, os desafios são cada vez mais complexos e difíceis, como tem demonstrado a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Tecnologia humana – Há quem diga que a crescente presença de ferramentas tecnológicas prejudica o aspecto humano na saúde. No entanto, o inexorável avanço técnico e científico precisa ser visto como um aliado do acolhimento e do bom atendimento aos pacientes. 

Os saberes, a técnica e a sensibilidade dos profissionais de saúde, em cooperação com a precisão, o refinamento estatístico e a personalização das inovações tecnológicas mais recentes, representam benefícios inestimáveis para a humanidade.

Tudo indica que as próximas gerações terão oportunidades de acesso a uma qualidade de vida sem precedentes, devido aos avanços que as ciências médicas vão proporcionar.

CIMATEC Saúde – Inaugurado em outubro deste ano, o Instituto Senai de Sistemas Avançados em Saúde (ISI-Saúde) se insere justamente nesse contexto. Trata-se de um dos maiores complexos do país voltados para a inovação tecnológica no setor de saúde. Sua missão é promover a melhoria da competitividade e produtividade da indústria brasileira, através da geração, difusão e transferência de conhecimento científico e tecnológico.

6e0b48c1-3065-4b88-9a11-fb9285131854

Iniciativas como o ISI-Saúde (também chamado de CIMATEC Saúde) são fundamentais para que a Bahia e o Brasil sejam protagonistas da inovação. Isso significa, por exemplo, que a população local provavelmente terá acesso mais fácil e barato às novas tecnologias, além de promissoras possibilidades de exportação.

O Instituto atua no desenvolvimento de vacinas, medicamentos biológicos, produtos de terapia celular, cirurgia robótica, realidade aumentada com aplicações médicas e diversos outros eixos.

Quando a pandemia do novo coronavírus teve início, o CIMATEC Saúde, antes denominado Instituto de Tecnologias de Saúde (ITS), foi para a linha de frente e empreendeu diversas iniciativas de combate à Covid-19, incluindo a produção de túneis de desinfecção, bolhas de contenção, bombas de infusão e recuperação de respiradores. Certamente, os próximos anos serão de intensa atividade do novo Instituto, cujos frutos serão colhidos por toda a sociedade.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.