Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Setembro Amarelo: Por que falar sobre saúde mental neste mês?

Compartilhe:
Blog Setembro Amarelo

A data 10 de setembro marca o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e chama a atenção para a importância de zelar pela saúde mental.

Foi a partir de 2015 que as campanhas do #SetembroAmarelo se popularizaram no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as síndromes e distúrbios psicológicos, alertando para a prevenção do suicídio e trazendo informações que visam desmistificar antigos paradigmas sobre saúde mental.

Hoje, com o avanço das ciências, da psicologia e da compreensão sobre as complexidades sociais, já são identificados diferentes transtornos que afetam a saúde mental e a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Segundo dados da International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o 2º país com maior número de pessoas diagnosticadas com a síndrome do esgotamento profissional, também conhecida como burnout.

Somado à exaustão física e mental causada pelo trabalho, há uma série de outras dificuldades que atingem a sociedade contemporânea, como má alimentação, sedentarismo e relações instáveis. Tudo isso construiu, ao longo dos anos, um cenário de ansiedade, depressão e suicídio.

Por isso, o #SetembroAmarelo convida a sociedade para realizar ações e iniciativas que devem se manter ao longo de todo o ano, tornando o cuidado uma prática diária.

Cuidar de si, cuidar do outro e cuidar do mundo

 
O autocuidado é o primeiro passo para a qualidade de vida. Coloque-se no centro das suas decisões, seja sua prioridade, identifique seus limites, reserve um tempo para si e se auto-observe: como você pode ser melhor hoje?

Assim, compreendendo a si mesmo, é possível praticar relações mais cuidadosas com os outros. Atente-se ao mundo ao seu redor, exerça a empatia, trate o outro como gostaria de ser tratado(a). E, percebendo as complexidades das relações humanas, se pergunte: como posso ajudar?

Muitas vezes, uma gentileza pode tornar o dia de alguém melhor.

Para um problema social, saídas coletivas: a saúde mental precisa ser um assunto amplamente debatido, com difusão de informações científicas para conscientizar, sensibilizar e impulsionar a transformação dessa realidade. Sempre é possível construir um ambiente mais saudável.

Vamos juntos?

Atenção: Se você está precisando de apoio ou pensando em tirar a própria vida, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), no número 188. A chamada é gratuita para todo o Brasil.

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.