Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Tecnologia e inovação salvam vidas

Compartilhe:
Salvam vidas

Desde o início da pandemia, o SENAI CIMATEC uniu esforços para atender às necessidades de hospitais e municípios baianos. 

Diante de um dos momentos de maior incerteza dos últimos anos, o SENAI CIMATEC assumiu objetivos desafiadores: contribuir com a redução dos impactos da COVID-19 e salvar vidas. Com visão compartilhada, tecnologia e inovação, valores inegociáveis da instituição, o CIMATEC movimentou pesquisadores, colaboradores e parceiros para dar início a uma série de iniciativas de combate à pandemia. 

As iniciativas foram alocadas em diversas frentes: pesquisas clínicas, processamento de dados, produção industrial, manutenção de equipamentos hospitalares e outros projetos. A atuação do SENAI CIMATEC ocorre, desde o início da pandemia, de forma estratégica e integrada para responder as reais necessidades da saúde no Estado da Bahia. 

Conheça mais sobre cada iniciativa e verifique alguns resultados alcançados. Essa luta é de todos e ainda não acabou. 

Produção de máscaras Face Shield 

Com uma pequena fábrica, montada no SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, são produzidos 1.000 protetores faciais por dia. Estes Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são doados a hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), corporações e secretarias do Estado da Bahia, para garantir e reforçar a biossegurança de trabalhadores. Em agosto deste ano, já contabilizamos a doação de 51.562 máscaras face shield. 

Fracionamento e envase de álcool glicerinado 80% 
 
Com uma linha de produção montada no SENAI CIMATEC Park, o envase de álcool glicerinado à 80% já ultrapassa 87 mil litros. O produto é destinado ao Governo do Estado da Bahia. 

Pesquisa, mapeamento e processamento de dados em Supercomputador

O Centro de Inteligência Artificial e Supercomputação do CIMATEC tem realizado pesquisas relacionadas ao coronavírus que contribuem para projeção de cenários, suporte ao diagnóstico e outras informações de utilidade pública. 

“O centro de Inteligência Artificial e Supercomputação do CIMATEC está dedicando seus especialistas e poder de processamento no combate a COVID-19. Em um momento tão crítico, é importante unirmos forças para ajudar a nossa comunidade”, afirma Adhvan Furtado, gerente Executivo de Computação do CIMATEC. 

Testes com método RT-PCR

Em parceria com o SESI, o SENAI CIMATEC realizou mais de 131.703 testes para diagnóstico da COVID-19 em trabalhadores da indústria. As amostras são processadas em laboratório nível de segurança NB2, no Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Avançados de Saúde. Os resultados dos testes são obtidos em até 4h. 

Equipamentos hospitalares 

Junto com parceiros industriais, o SENAI CIMATEC já realizou entrega de 370 respiradores mecânicos reparados e prontos para o uso hospitalar. O CIMATEC também está sendo o líder na inciativa nacional no desenvolvimento da metodologia e na capacitação de parceiros da rede liderada pelo SENAI DN, tendo já realizado capacitações para os 35 pontos no Brasil e alguns pontos internacionais, como Equador e Colômbia. 

Em parceria com o Governo do Estado da Bahia e empresas internacionais, o SENAI CIMATEC está realizando a manutenção de bombas de infusão de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Espanhol, em Salvador. Em agosto deste ano, cerca de 386 bombas de infusão já foram recuperadas e entregues. 

O CIMATEC também foi uma das instituições brasileiras responsáveis pela adaptação do Respirador VIDA, originalmente desenvolvido pela NASA. 

Desenvolvimento de Bolhas de Contenção 

O equipamento, produzido a partir de material acrílico, tem como objetivo reduzir a intubação precoce de pacientes com COVID-19, possibilitando o uso de métodos não invasivos de ventilação pulmonar. A bolha também reduz o contato entre paciente e equipe médica, contribuindo para a contenção do vírus em ambientes hospitalares. O equipamento é destinado a hospitais públicos no estado da Bahia, já contabilizando mais de 680 entregas.

Quer conhecer mais ações do SENAI CIMATEC no combate à COVID-19?
Acesse: cimateccombatecovid.com.br 

 

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.