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Conheça a solução que pretende transformar a logística portuária

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É provável que você já tenha visto uma imagem como essa de um terminal portuário repleto de contêineres. O que não é provável é que você tenha imaginado como se dá a gestão deles no pátio. Considerando que cada um pode ter origem, destino e proprietário distintos, atualmente, é necessária uma robusta operação para planejar a alocação e executar a entrada e a saída dos contêineres, com excessiva movimentação de equipamentos e grande dedicação de equipes de funcionários.

A complexidade da operação resulta em uma operação de alto custo, intensificado pelo grande retrabalho, por falhas no planejamento da localização dos contêineres recebidos, na rastreabilidade e, consequentemente, menor otimização de área dedicada à armazenagem.

Em um terminal alfandegado, as exigências do controle aduaneiro da Receita Federal requerem ainda maior coordenação e gestão das atividades que envolvem os contêineres. Com o objetivo de reduzir os custos e potencializar o espaço de armazenagem de um dos terminais alfandegados que opera, o Grupo Columbia buscou, com o SENAI CIMATEC, desenvolver uma solução tecnológica, integrando as competências dos Institutos SENAI de Inovação em Logística e em Automação Industrial.

O Grupo Columbia é um holding de empresas próprias de trading, logística integrada, distribuição de commodities e energia. Com 75 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa é líder em soluções integradas na cadeia de suprimentos.

No diagnóstico da demanda, as equipes dos pesquisadores do SENAI CIMATEC realizaram algumas constatações que se tornaram oportunidades para o desenvolvimento da solução:

+ Alto custo das operações

+ Excesso de movimentações para recebimento e expedição de contêineres

+ Rastreabilidades deficiente dos contêineres

+ Conhecimento dos processos concentrados em pessoas

+ Excesso de papelada na operação

+ Fluxo intenso de caminhões

A partir das oportunidades acima, um dos primeiros resultados do projeto foi a Plataforma Digital de Planejamento de Pátio (PDPP). O aplicativo foi desenvolvido para ser executado em sistema Android, com quatro módulos distintos: 1) Entrada de Contêineres; 2) Retirada de Contêineres; 3) Inventário; 4) Checklist. Nos dois primeiros módulos, além de automatizar os processos, a solução incorporou uma série de variáveis, a partir dos registros anteriores, considerando o histórico de tempo de permanência no pátio e de cada cliente. Assim, os resultados estatísticos obtidos após mapeamento realizado durante dois anos promoveram a programação da alocação dos contêineres, sugerindo a melhor localização.

Outro resultado do projeto foi a indicação de utilização do Transtainer, um equipamento desenvolvido para movimentação de contêineres, projetando um aumento de capacidade de 22%, redução de 33% do tempo de operação e diminuição do custo de manutenção em cerca de R$ 430 mil por ano.

O projeto foi desenvolvido durante nove meses e contou com um aporte do SENAI Nacional no valor de R$ 300 mil, no âmbito do programa Aliança de Mercado da rede de Institutos SENAI de Inovação. O orçamento total do projeto foi de R$ 355 mil.

O SENAI CIMATEC tem desenvolvido uma série de soluções incorporando importantes conceitos da Manufatura Avançada, que já vem promovendo muitas transformações em toda a indústria. Leia esse artigo e conheça três razões para acreditar que ela ainda mudará o mundo.

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