Blog CIMATEC

Atualize-se com conteúdos relacionados ao universo da Tecnologia, Inovação e Engenharia.

Entenda as três tecnologias que farão desta a Copa do Mundo 4.0

Compartilhe:

Não tem jeito! Os ânimos ficam exaltados, o patriotismo elevado, as ruas mais coloridas. Em tempos de Copa do Mundo, tudo fica diferente. Na edição de 2018, na Rússia, a utilização de muitas tecnologias e inovações fará a própria Copa ser diferente. Desde os treinamentos, as seleções têm apostado no uso de tecnologias em busca de um desempenho cada vez melhor. Destacamos as três principais tecnologias que farão com que esta seja a Copa do Mundo 4.0.

1. GPS

O GPS – Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) – é uma tecnologia de localização por satélite, utilizada com diversas finalidades que incluam a necessidade de georreferenciamento de um determinado dispositivo. Durante os treinamentos, os dispositivos estão sendo fixados na vestimenta dos jogadores. Assim, todos os movimentos dos jogadores são monitorados para captar dados como velocidade alcançada e distância percorrida, que contribuem na avaliação do rendimento de cada atleta para preparo de programas de treinamentos mais precisos e completos e prevenções de possíveis lesões.

Infográfico Copa 4.02. VAR

O VAR – Video Assistant Referee (Árbitro Assistente de Vídeo) – é uma inovação tecnológica que será usada pela primeira vez neste mundial. Aprovado pela FIFA em março deste ano, o VAR estará presente em todos os 64 jogos da Copa na Rússia. A operação será coordenada pelo Centro Internacional de Transmissão (IBC), com conexões por cabos de fibra ótica em todas as sedes.

O árbitro de vídeo, como é popularmente conhecido, só poderá ser utilizado em casos de gol, de pênalti, de cartão vermelho e de identificação de atleta. O árbitro da partida paralisa o jogo enquanto realiza a consulta. A expectativa da FIFA é de reduzir erros que possam comprometer o espetáculo.

3. GLT

Goal-Line Technology (Tecnologia da Linha do Gol) – é uma tecnologia que já foi utilizada em alguns campeonatos organizados pela FIFA. Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a GLT foi responsável por validar um dos gols da partida entre França e Honduras (vencida pela seleção francesa por 3 x 0). Para garantir uma plena visualização do lance, há sensores instalados na linha abaixo do travessão e câmeras posicionadas de ângulos complementares. As informações captadas são transmitidas por sinais criptografados para o relógio no pulso do árbitro, emitindo um alerta, em caso de validação do gol.

A Copa do Mundo 2018, sediada na Rússia, promete ser uma grande vitrine das tecnologias do futebol. As inovações utilizadas para que não haja erros nas partidas e para que o desempenho das equipes seja otimizado fazem deste um mundial ainda mais estruturado. Que o avanço não pare e que vença a melhor!

Postagens

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.