No SENAI CIMATEC, você conta com o único laboratório de testes dinamométricos de motores em nível do mar do País, além de laboratório de ensaios dinâmicos. Mais do que isso: você pode integrar o nosso time que compete na Fórmula SAE, tradicional competição estudantil cujo objetivo é propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro desde o princípio. Os engenheiros automotivos formados pelo SENAI CIMATEC aprendem a planejar, projetar, construir e realizar a manutenção de automóveis e de seus componentes e sistemas. Atuam também na elaboração dos processos de fabricação de veículos e autopeças, levando em consideração sua eficácia e viabilidade econômica.
Autorizado pelo MEC: Portaria nº 406, de 30/08/2013 – DOU de 02/09/2013
Além de obter aprovação no processo seletivo de acesso ao Centro Universitário SENAI CIMATEC, regido por edital próprio, é necessário que o candidato possua ensino médio completo. Candidatos com idade inferior a 18 anos deverão apresentar, no ato da matrícula, responsável legal, munidos de todas as documentações necessárias citadas no edital vigente.
Suprir a demanda atual e prospectiva, por profissionais com formação na área de Engenharia Automotiva, com perfil empreendedor e humanista capaz de solucionar problemas nesse ramo de conhecimento, aptos a contribuírem de forma significativa para a excelência desses processos de desenvolvimento de produto e, por consequência, com a competitividade das indústrias locais e o desenvolvimento sustentável da região.
O Engenheiro Automotivo formado pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC terá um vasto campo de atuação, podendo atuar em toda a cadeia local e nacional – desde a montadora propriamente dita até empresas sistemistas e fornecedoras de autopeças e componentes e serviços. Essas indústrias, independente do produto fabricado e da tecnologia utilizada, poderão absorver o Engenheiro Automotivo para atuar diretamente no desenvolvimento de sua linha de produtos, adequação de componentes e desenvolvimento de testes em componentes e sistemas.
Para atender as demandas do mercado e da sociedade contemporânea os profissionais que serão formados, devem possuir um perfil que se adeque às transformações do mundo moderno, que lhe permita atuar como agente, frente às questões sociais, econômicas e culturais associadas ao contexto da produção e da tecnologia. Diante desta necessidade, o curso formará profissionais com perfil de liderança, visão multidisciplinar e sistêmica, com espírito investigador e técnico-científico, crítico e empreendedor.
Para definição do perfil de saída deste profissional tomou-se como base o perfil profissional, identificado nas reuniões do Comitê Técnico Setorial do Curso de Engenharia Automotiva.
Para tanto foram definidas as seguintes competências:
- Atuar, avaliar, implantar, gerir e manter sistemas envolvendo conhecimentos tecnológicos nas diversas áreas envolvidas em um processo de desenvolvimento e atualização de um automóvel e seus componentes e sistemas;
- Selecionar e utilizar, de forma apropriada, as ferramentas, técnicas e tecnologias necessárias ao desenvolvimento de suas atividades, acompanhando sistematicamente as mudanças científicas e tecnológicas;
- Aplicar normas e legislação vigentes na área da Tecnologia Automotiva, que impactem na sua área de formação voltada ao campo da indústria;
- Gerenciar equipes e solucionar conflitos com responsabilidade social, atuando de forma sinérgica em grupos de trabalho, aplicando métodos de gestão técnica, administrativa e de pessoal;
- Gerenciar área de controle da qualidade, atendendo aos pré-requisitos técnicos e normativos estabelecidos pelos padrões de qualidade inerentes aos sistemas e componentes automotivos;
- Identificar possibilidades e limitações, propondo soluções diante dos problemas detectados durante as diversas fases do desenvolvimento de produtos automotivos, aplicando o conhecimento científico e tecnológico existente na área;
- Analisar impactos das ações de segurança e saúde coletiva, meio ambiente, nos processos de negócio das empresas em que atua e na cadeia produtiva;
- ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica;
- Elaborar e interpretar documentação técnica, dimensionando recursos e analisando custos de implantação de projetos;
- Propor soluções de melhoria na funcionalidade, operação, desenvolvimento e produção de componentes e sistemas automotivos;
- Agir em sinergia com os objetivos sistêmicos das organizações, contribuindo para o alcance dos objetivos do programa de desenvolvimento e dos requisitos de qualidade.
O discente que concluir com aproveitamento todas as disciplinas do percurso formativo, concluir o estágio supervisionado com aproveitamento, apresentar a carga horária mínima de sessenta (60) horas de atividades complementares, estar regular perante o ENADE e ser aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, fará jus à habilitação profissional e registro de Diploma de Engenheiro Automotivo.
Consulte o capítulo IV do REGIMENTO ACADÊMICO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO
Essa prática pedagógica tem o objetivo de promover a integração entre as disciplinas, fomentar os estudos interdisciplinares e o trabalho em equipe pelos alunos, buscando fazer com que os discentes possam analisar problemas globais de engenharia que requerem a concorrência de diversas especialidades, mostrando ao aluno os diversos aspectos e implicações de um projeto ou desenvolvimento, desde as questões técnicas até as preocupações sociais e ambientais. Trata-se de um componente curricular que visa desenvolver as competências que estão sendo adquiridas em cada um dos semestres. Este projeto culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deverá enfatizar as disciplinas curriculares do módulo em que se inserir, e deverá ser entregue em forma de documento impresso ao professor e defendido em apresentação pública, em sala de aula ou auditório.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC possui uma estrutura diferenciada, que envolve, além de uma tecnologia avançada, equipamentos e laboratórios voltados para a inovação com equipes de profissionais e docentes altamente qualificados. Tudo planejado e desenvolvido para promover um aprendizado que alie a teoria à prática. Conheça nossos laboratórios.
O estágio é um elemento fundamental de integração teoria-prática na formulação de ensino cooperativo. Oferece condições de observação, análise, reflexão e prática, em situações reais de trabalho, possibilitando, também, o exercício da ética profissional. Pode ser desenvolvido nas instalações de empresas públicas ou privadas, instituições de ensino, ONG’s e cooperativas, sempre em áreas e/ou setores afins à formação ou qualificação do discente. O aluno terá que cumprir com o Estágio de Conclusão de Curso, equivalente, nesse curso, ao estágio supervisionado, atividade contemplada no plano do Curso Superior de Engenharia Automotiva, observando-se o disposto na legislação de competência – Lei Federal n.º 11.788/08, de 25 de setembro de 2008, e com as políticas e diretrizes institucionais. Esta atividade educacional é obrigatória com a finalidade de proporcionar a contextualização dos estudos e a complementação e ampliação dos conhecimentos e habilidades na área em estudo.
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) segue uma metodologia alemã, denominada TheoPrax, que busca aliar teoria e prática na resolução de problemas reais. Os alunos trabalham em grupo, apesar de terem atribuições específicas a partir do detalhado planejamento do projeto. O trabalho visa a resolução de um problema da indústria, permitindo ao aluno experimentar uma relação real com uma empresa, como se seu fornecedor fosse. O desenvolvimento do trabalho envolve planejamento detalhado, gestão de projeto e a integração de habilidades e competências adquiridas nos diversos módulos do curso. Os trabalhos são desenvolvidos por grupos de, no máximo, 5 (cinco) alunos e, no mínimo 3 (três), a fim de aprimorar a habilidade de trabalho em grupo em situação de relacionamento estreito com a empresa. Cada aluno é avaliado por suas entregas ao trabalho de acordo com o planejamento inicial, com a participação da empresa demandante.
DOCENTE | DISCIPLINA | REGIME DE TRABALHO | TITULAÇÃO | TITULAÇÃO |
Anderson Carvalho Passos | Mecânica dos Fluidos I | Horista | Especialista | http://lattes.cnpq.br/1833420039835287 |
Mecânica dos Fluidos II | ||||
André Luiz Ribeiro Vianna | Física A | Horista | Especialista | http://lattes.cnpq.br/5516095740514031 |
Antonio Carlos de Andrade Silva e Souza Júnior | Fundamentos de Gestão da Qualidade | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/0435288460402844 |
Caroline Dias Paim de Souza Reis | Introdução à Ciência da Computação | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2434787927405633 |
Dântani Jorge Costa | Elementos de Máquinas II | Horista | Especialista | http://lattes.cnpq.br/7082980659644592 |
Denilson Monteiro Costa | Custos Industriais | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1886131621738702 |
Economia | ||||
Dion Barbosa dos Santos Ribeiro | Física A – Prática | Horista | Doutor | http://lattes.cnpq.br/3788471972877808 |
Física C – Prática | ||||
Egidio Teixeira de Almeida Guerreiro | Dinâmica Veicular | Integral | Especialista | http://lattes.cnpq.br/6827284323811951 |
Eugênio José Borsatti | Projeto Automotivo | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/4076519822125729 |
Fabio de Oliveira Condurú Ferreira | Design de Automóveis | Integral | Especialista | http://lattes.cnpq.br/5524200579428308 |
Flavia Adorno Alves Landim | Higiene e Segurança no Trabalho | Horista | Especialista | http://lattes.cnpq.br/4561775723498918 |
Jársia de Melo Santos | Meio Ambiente e Desenvolvimento | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/4617994194286529 |
Jefferson Willes Gomes de Souza | Cálculo B | Horista | Doutor | http://lattes.cnpq.br/2945867370955099 |
Física C | ||||
João Ricardo Lima de Oliveira | Resistência dos Materiais I | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/3582362144897725 |
Jôse Neri da Silva | Metrologia | Integral | Especialista | http://lattes.cnpq.br/9260941267416483 |
José Thadeu Leal Hamdan | Administração | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7112942682747435 |
Júlio César Chaves Câmara | Sistemas de Controle de Powertrain | Integral | Doutor | http://lattes.cnpq.br/0750864142760769 |
Tópicos Especiais de Engenharia II | ||||
Marcus Vinicius Mendes Gomes | Desenho Mecânico I | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/4894738560074177 |
Marinilda Lima Souza | Gestão da Manutenção I | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1155767240881214 |
Melina Silva de Lima | Álgebra Linear | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/6371016260307985 |
Monica da Cruz Soares da Costa Tanaka | Gestão da Produção | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/2581427248048863 |
Morjane Armstrong Santos de Miranda | Gestão da Inovação | Horista | Doutor | http://lattes.cnpq.br/0037692888583351 |
Paulo Sérgio Guedes Souza | Introdução aos Processos de Fabricação | Horista | Especialista | http://lattes.cnpq.br/5907349174347207 |
Pedro Bancillon Ventin Muniz | Sistemas de Controle de Powertrain | Integral | Especialista | http://lattes.cnpq.br/6006937788669036 |
Autotrônica I | ||||
Sistemas Automotivos I | ||||
Ricardo Lima Travassos | Manufatura Automotiva | Horista | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1661821928418874 |
Legislação e Normas Veiculares | ||||
Automóveis: Reciclagem e Sustentabilidade | ||||
Rosana Vieira Albuquerque | Gestão de Projetos | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/1493542902889558 |
Thiago Henrique Carvalho do Nascimento | Empreendedorismo | Integral | Especialista | http://lattes.cnpq.br/6194727116887515 |
Tiago Nunes Lima | Tecnologia dos Materiais | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/8458396791421636 |
Turan Dias Oliveira | Termodinâmica II | Integral | Mestre | http://lattes.cnpq.br/7990083155534548 |
- Doutor em Modelagem Computacional (CIMATEC, 2016)
- Mestre em Mecatrônica (UFBA, 2006)
- Especialista em Engenharia Automotiva (Universidade de Hashimoto Tóquio, 2000)
- Engenheiro Mecânico (UFBA, 1997)