Aqui, no SENAI CIMATEC, o seu curso abre as portas para o universo da Internet das Coisas (IoT), Big Data, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e muito mais. Com experiências acadêmicas diferenciadas, ao concluir o curso de Engenharia de Computação, você estará apto a projetar e construir sistemas computacionais que integram hardware e software, além de sistemas eletrônicos industriais, comerciais e domésticos.
Autorizado pelo MEC: Portaria Nº 601, de 29 de outubro de 2014.
Além de obter aprovação no processo seletivo de acesso ao Centro Universitário SENAI CIMATEC, regido por edital próprio, é necessário que o candidato possua ensino médio completo. Candidatos com idade inferior a 18 anos deverão apresentar, no ato da matrícula, responsável legal, munidos de todas as documentações necessárias citadas no edital vigente.
O Curso de Engenharia de Computação tem por finalidade contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país. O objetivo geral do Curso é formar profissionais engenheiros de computação com uma formação generalista, capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais pertinentes, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à sua formação profissional específica, que possam adaptar-se com facilidade às habituais mudanças e avanços tecnológicos.
O engenheiro de computação é uma interseção das áreas de engenharia elétrica e de ciência da computação. Portanto, o mercado de trabalho para o Engenheiro de Computação é bastante amplo. Ele pode atuar em empresas de software; indústrias de equipamentos de informática e eletroeletrônicas; empresas de prestação de serviços no projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas integrados envolvendo equipamentos eletrônicos, de redes de computadores e de comunicação de dados e de sistemas de automação e empresas que necessitam de instalação, operação e manutenção de redes de computadores e/ou de transmissão de dados e/ou sistemas de automação comercial ou industrial.
O perfil profissional do egresso do Curso de Graduação em Engenharia de Computação do Centro Universitário SENAI CIMATEC terá sólidos embasamentos nas ciências básicas, com capacidade para se especializar em qualquer campo da área de Tecnologia da Informação, para uma atuação competente, nas organizações e empresas do setor. O curso formará profissionais com visão multidisciplinar e sistêmica, com espírito investigador, técnico-científico, crítico e empreendedor. Alinhado a CBO e a Resolução nº 218 do CONFEA, o egresso do curso de engenharia de computação será capaz de desenvolver as seguintes atividades:
Eng._Computacao_Perfil_Formativo
O discente que concluir com aproveitamento todas as disciplinas do percurso formativo, concluir os estágios intermediários e o estágio supervisionado com aproveitamento, apresentar a carga horária mínima de sessenta (60) horas de atividades complementares, estar regular perante o ENADE e ser aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, fará jus à habilitação profissional e registro de Diploma de Engenheiro da Computação.
Essa prática pedagógica tem o objetivo de promover a integração entre as disciplinas, fomentar os estudos interdisciplinares e o trabalho em equipe pelos alunos, buscando fazer com que os discentes possam analisar problemas globais de engenharia que requerem a concorrência de diversas especialidades, mostrando ao aluno os diversos aspectos e implicações de um projeto ou desenvolvimento, desde as questões técnicas até as preocupações sociais e ambientais. Trata-se de um componente curricular que visa desenvolver as competências que estão sendo adquiridas em cada um dos semestres. Este projeto culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deverá enfatizar as disciplinas curriculares do módulo em que se inserir, e deverá ser entregue em forma de documento impresso ao professor e defendido em apresentação pública, em sala de aula ou auditório.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC possui uma estrutura diferenciada, que envolve, além de uma tecnologia avançada, equipamentos e laboratórios voltados para a inovação com equipes de profissionais e docentes altamente qualificados. Tudo planejado e desenvolvido para promover um aprendizado que alie a teoria à prática. Conheça os nossos laboratórios.
Os estágios intermediários supervisionados são elementos fundamentais de integração teórico-prática na formulação de ensino cooperativo, sendo realizado em 2 etapas, nos 9º e 12º trimestres. Durante os trimestres de Estágio Intermediário não há disciplinas a serem cursadas, de maneira que os alunos terão a liberdade de fazerem seus estágios em outras cidades, estados ou até países, e de comporem seus horários da maneira que for mais conveniente para si e para a empresa. Os estágios serão coordenados por pessoa indicada para tal fim e terão carga horária específica indicada no termo de compromisso com a empresa. A duração do período de estágio será de 14 (quatorze) semanas. Além dos Estágios Intermediários os alunos ainda terão de cumprir com o Estágio de Conclusão de Curso, equivalente, nesse curso, ao estágio supervisionado, atividade contemplada no plano do Curso Superior de Engenharia Mecânica, observando-se o disposto na legislação de competência – Lei Federal n.º 11.788/08, Decreto n.º 87497/82 e Resolução 01/2004, que o regulamentam. Esta atividade educacional é obrigatória nesse curso com a finalidade de proporcionar a contextualização dos estudos e a complementação e ampliação dos conhecimentos e habilidades na área em estudo.
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) segue uma metodologia alemã, denominada TheoPrax, que busca aliar teoria e prática na resolução de problemas reais. Os alunos trabalham em grupo, apesar de terem atribuições específicas a partir do detalhado planejamento do projeto. O trabalho visa a resolução de um problema da indústria, permitindo ao aluno experimentar uma relação real com uma empresa, como se seu fornecedor fosse. O desenvolvimento do trabalho envolve planejamento detalhado, gestão de projeto e a integração de habilidades e competências adquiridas nos diversos módulos do curso. Os trabalhos são desenvolvidos por grupos de, no máximo, 5 (cinco) alunos e, no mínimo 3 (três), a fim de aprimorar a habilidade de trabalho em grupo em situação de relacionamento estreito com a empresa. Cada aluno é avaliado por suas entregas ao trabalho de acordo com o planejamento inicial, com a participação da empresa demandante.