O curso de extensão Integração Energética de Processos Químicos irá desenvolver habilidades fundamentais de uso da Tecnologia Pinch e de métodos heurísticos para a integração energética de processos químicos.
Os interessados deverão ter no mínimo formação técnica na área de processos químicos ou petroquímicos, mas é desejável que sejam estudantes de ensino superior em engenharia química, engenharia mecânica, engenharia de energia, engenharia de alimentos, engenharia de produção e outras engenharias afins.
Para realizar a inscrição, o candidato deve comparecer à Central de Matrículas do SENAI CIMATEC (segunda à sexta das 08h às 20h30), com a documentação listada abaixo:
- Os candidatos ao curso deverão possuir, no mínimo, o nível médio completo;
- RG e CPF (original e cópia);
- 1 foto 3×4;
- Comprovante de residência (original e cópia);
- Currículo atualizado.
O egresso do curso estará apto a identificar as metas de uso mínimo de utilidades quente e fria no processo, escolher as utilidades quente e fria de menores OPEX e projetar a rede de trocadores de calor para alcançar as metas, com o uso de Tecnologias Pinch e métodos heurísticos.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC possui uma estrutura diferenciada, que envolve, além de uma tecnologia avançada, equipamentos e laboratórios voltados para a inovação com equipes de profissionais e docentes altamente qualificados. Tudo planejado e desenvolvido para promover um aprendizado que alie a teoria à prática. Conheça os nossos laboratórios.
Introdução;
Métodos Heurísticos;
Tecnologia Pinch;
Obtenção de dados;
Aplicações.
Possui graduação em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (2010). Mestre em Engenharia Química da UFRRJ (2015). Aluna de doutorado da Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ. Tem experiência na área de Processos Químicos e Bioquímicos e Tecnologia Química. Atualmente Professora Assistente e Integrante do grupo de pesquisa GIPQB – Grupo de Intensificação de Processos Químicos e Bioquímicos no Centro Universitário SENAI CIMATEC.
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1981), especialização em Engenharia Petroquímica (CENPEQ-PETROBRAS/UFBA), especialização em Processos de Separação pelo Equilíbrio (COFIC / UFBA), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lyngby (Dinamarca) (1992). Trabalhou na Universidade Federal da Bahia como pesquisador (4 anos), no Polo Petroquímico Camaçari – Bahia (6 anos) e na Escola de Química da UFRJ por 25 anos, onde chegou a Professor Titular. Atualmente é Professor Voluntário da EQ/UFRJ e Professor Titular do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Foi agraciado como Cientista de Nosso Estado (FAPERJ/RJ) e Pesquisador 1 (CNPq). Tem cerca de 150 trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, e mais de 130 alunos formados em mestrado e/ou doutorado. Tradutor do Van Ness (Termodinâmica) e Incropera (Transferência de Massa e Calor). Coordenador de diversos projetos com empresas e instituições governamentais e do Programa de Recursos Humanos ANP 13..Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada e em Engenharia de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: PETRÓLEO, PETROQUÍMICA, produtos naturais, fluido supercrítico e equilíbrio de fases.
Ewerton Emmanuel da Silva Calixto
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2007, concluiu o mestrado na área de Integração de Processos Químicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ) em 2011 e concluiu o doutorado na mesma área também pela UFRJ em 2016. Possui experiência na área de intensificação de processos químicos e bioquímicos (integração de processos, integração mássica e energética), análise de processos (modelagem, simulação e otimização de processos), além de experiência em processamento de petróleo (onshore e offshore) e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria. Atuou em grandes empresas como a Chemtech, Amec e Siemens. Os projetos de maior destaque foram o FEED e detalhamento da refinaria Abreu & Lima (RNEST), os projetos básicos das FPSOs do Pré-Sal, o desenvolvimento completo de um simulador de sequestro de H2S em poços de petróleo para o CENPES/PETROBRAS e o desenvolvimento e testes de softwares para grandes empresas como é o caso do simulador OGM da Siemens. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Engenharia Química, colíder e pesquisador do Grupo de Intensificação de Processos Químicos e Bioquímicos (GIPQB) do Centro Universitário SENAI CIMATEC.
É reservado ao Centro Universitário SENAI CIMATEC o direito de cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados.
Para obter informações adicionais, entre em contato com o e-mail contato@senaicimatec.com.br ou através do telefone (71) 3534-8090.