O CIMATEC Acadêmico é onde você encontra tudo que está relacionado ao universo do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Se você ainda não é nosso aluno, você poderá experimentar um pouco do nosso ambiente, consultando importantes documentos, como o calendário acadêmico, o nosso Regimento e o manual do aluno, compreendendo a nossa estrutura formal, consultando a relação de dirigentes e coordenadores, e acompanhando de perto os nossos esforços para manter a nossa qualidade de ensino no mais alto nível, como a Comissão Central de Avaliação Institucional, que coordena as atividades de avaliação da instituição, com o foco na nossa cultura educacional, e o Exame de Desempenho dos Alunos da Graduação (EDAG), que avalia o nível de conhecimento dos nossos alunos periodicamente. Se você é nosso aluno, além de tudo isso, este é o seu acesso para o Portal do Aluno. Aproveite o seu CIMATEC Acadêmico!
Mantenedora
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI-BA
Rodrigo Vasconcelos Alves
Mantida
Leone Peter Correia da Silva Andrade
Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC
Pró-Reitora Administrativo-Financeira
Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz
Pró-Reitor de Graduação e Extensão
Tarso Barreto Nogueira
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
Jailson Bittencourt de Andrade
Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, Estudantis e de Extensão
Tarso Barreto Nogueira
Coordenadora Pedagógica
Sayonara Nobre De Brito Lordelo
Coordenadora da Secretaria Geral de Cursos
Maria Verônica da Rocha Bamberg
Secretária Acadêmica
Michela de Andrade Fernandes
Bacharelado
Arquitetura e Urbanismo
Prof. Bruno Leão
Atendimento: Quarta, das 14h às 16h, Quinta, das 10h às 12h e Sexta, 10h às 12h
Email: bruno.brito@fieb.org.br
Engenharia Automotiva
Prof. Júlio Câmara
Atendimento: Quarta e Quinta, das 16h às 18h30
Email: jcamara@fieb.org.br
Engenharia Civil
Profª. Luara Batalha Vieira
Atendimento: Segunda, das 14h às 16h e Quinta, das 10h às 12h e 17h às 18h
Email: luara.batalha@fieb.org.br
Engenharia de Computação
Profª. Caroline Paim
Atendimento: Segunda, das 08h30 às 10h30; Quarta-Feira: 16h30 às 18h30
Email: carolinepaim@fieb.org.br
Engenharia de Controle e Automação
Prof. Taniel Silva Franklin
Atendimento: Segunda e Quinta, das 18h às 19h
Email: taniel.franklin@fieb.org.br
Engenharia Elétrica
Prof. Sérgio Pitombo
Atendimento: Segunda, das 16h30 às 18h30 e Quarta, das 15h30 às 17h30
Email: sergio.pitombo@fieb.org.br
Engenharia Mecânica
Prof. Guilherme Oliveira de Souza
Atendimento: Segunda, Terça e Sexta, das 10h às 12h e Segunda a Sexta, das 16h30 às 18h
Email: guilhermeos@fieb.org.br
Engenharia de Produção
Profª. Vivian Manuela Conceição
Atendimento: Quartas, das 18h às 20h
Email: vmanuela@fieb.org.br
Engenharia Química
Prof. Danilo Hansen
Atendimento: Segunda, Quarta e Sexta, das 16h às 17h
Email: danilo.guimaraes@fieb.org.br
Outras informações: (71) 3879-5494
Aqui você encontra os documentos institucionais e acadêmicos para consulta digital. Os documentos disponibilizados são as últimas versões válidas, com mês e ano de publicação ao lado.
Documentos
CredIES CIMATEC – DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA
Regulamentos
Regulamento de Extensão Universitária
Regulamento da Comissão Central de Avaliação Institucional – CCAI
Regulamento de Atividades Complementares
Regulamento do Programa de Bolsas do Centro Universitário SENAI CIMATEC – 2018
Regulamento uso do nome social
Regulamento Títulos Honoríficos e Medalhas
Regulamento para Emissão de Diploma
Regulamento para autorização e extinção de cursos e programas e alteração do número de vagas
Regimentos
Regimento Acadêmico Centro Universitário SENAI CIMATEC
Estatuto
Plano de Desenvolvimento Institucional
Mensalidades
EDITAL_PIBIC__FAPESB_SENAI_CIMATEC_007__2020.pdf
Edital-PRORROGADO-PIBIC-FAPESB-1.pdf
RESULTADO-PEDIDOS-APROVADOS-PIBIC-FAPESB.pdf
2-retifica%C3%A7%C3%A3o-assinada.pdf
Errata-Resultado-EDITAL-SENAI-PIBIC-2020_vagas-residuais.pdf
Resultado-EDITAL-SENAI-PIBIC-2020_vagas-residuais211.pdf
Edital-Processo-Seletivo-Graduação-2020.pdf
Edital-SENAICI-2ª-Turma-de-Mestrado-Profissional-em-Desenvolvimento-Sustentável-MPDS-1.pdf
Edital-Inscrições-Deferidas-e-Atendimento-Especial-Vestibular.pdf
Edital-Atendimento-Especial-Seleção-Social.pdf
Edital-Jovens-Talentos-Sistemas-Elétricos.pdf
Edital Novos Talentos – Sistemas Autônomos e Robótica
Edital – Novos Talentos – Sistemas Elétricos, Manufatura Avançada e 5G
SENAI CIMATEC – Mestrado em Desenvolvimento Sustentável
Monitoria Geometria Analítica e Álgebra Linear 2019
EDITAL – SENAI- PIBIC – 2019 CNPQ
Edital 015/2019 PIBITI /SENAI CIMATEC/CNPq
Edital vagas residuais Mestrado Desenvolvimento Sustentável
Edital – Processo Seletivo Mine Vale
2ª Retificação do Edital do Processo Seletivo da Pós Graduação 2019.1
Resultado_Chamada_BRAFITEC_2019
2ª retificação Edital 2019 Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável
Chamada para Missão de Estudos do Programa CAPES_BRAFITEC 2019
EDITAL_Processo_Seletivo_Matricula_Especial_2019
1ª Retificação edital -Mestrado em Desenvolvimento Sustentável
Resultado do Programa de Monitoria 2019
1ª retificação do edital processo seletivo 2019 – PPGGETEC VAGAS RESIDUAIS
Resultado da Seleção para o Projeto Piloto da Inovação Acadêmica Trilha Pesquisador
Resultado da Seleção para o Projeto Piloto da Inovação Acadêmica Trilha Técnico_Gestor
EDITAL Processo Seletivo Vagas Residuais 2019_PPGMCTI
EDITAL Processo Seletivo Vagas Residuais 2019_PPGGETEC
EDITAL Mestrado Profissional Desenvolvimento Sustentável
Edital_Processo_Seletivo_ Pos_Graduacao_Lato_Sensu_2019
Edital para Seleção de Bolsistas de Monitoria 2019
4ª retificação do Edital do Processo Seletivo da Graduação 2019
3ª retificação do edital do Processo Seletivo da Graduação 2019.1
2ª retificação do edital do Processo Seletivo da Graduação 2019.1
1ª retificação do edital do Processo Seletivo da Graduação 2019.1
Resultado_Final_Edital_Santader_de_Intercâmbio_2018
Resultado Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander
Inscrições homologadas Santander_2018
Regulamento do I Campeonato de Ponte de Macarrão 2018
3ª retificação do edital de Transferência Interna e Externa e Matrícula Especial
1ª retificação_Edital Mestrado e Doutorado PPGMCTI [vagas residuais 2018]
1ª retificação_Edital Mestrado e Doutorado GETEC [Vagas residuais]
1ª Retificação do Edital Processo Seletivo 2018_Pós_graduação Lato Sensu
EDITAL 011_2018_ PIBIC_SENAI CIMATEC_CNPq
Documentos para Inscrição – Edital PIBIC 2018 SENAI CIMATEC_CNPQ
Edital 010_2018 PIBITI_SENAI CIMATEC_CNPq
Documentos Inscrição – Edital PIBIT – SENAI CIMATEC_CNPQ
2ª retificação do edital de Transferência Interna e Externa e Matrícula Especial
Chamada para seleção de alunos de piloto E2I 2018
BRAFITEC_Resultados_Selecao_2018
BRAFITEC_2018_Resultados_Entrevistas
1ª retificação do edital de Transferência Interna e Externa e Matrícula Especial
EDITAL Processo Seletivo para matricula especial 2018
EDITAL – Vagas residuais -Mestrado Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial
EDITAL – Vagas residuais – Mestrado e Doutorado em Gestão em Tecnologia Industrial
EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MONITORIA 2018
2º aviso de retificação de edital – Processo Seletivo Graduação 2018
Resultado vagas residuais_Mestrado MCTI
Resultado Eleição Representantes Colegiado de Curso
1º Aviso de Retificação de Edital
Edital Processo Seletivo Graduação
Resultado da 4ª Edição do Prêmio Publitec
EDITAL- Processo Seletivo para matricula especial por transferência externa ou interna
Retificação do edital de inscrições do processo seletivo para Mestrado e Doutorado PPGMCTI
Retificação do Edital de inscrições do processo seletivo para Mestrado e Doutorado PPGGETEC
Candidaturas registradas EDITAL nº 02
Edital nº 002_2017 Aviso de Aditamento
Edital 02-2017 – Centro Universitário SENAI CIMATEC
EDITAL MESTRADO e DOUTORADO GETEC – TURMA 2018
EDITAL MESTRADO e DOUTORADO MCTI – TURMA 2018
ANEXO I – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA DOUTORADO MCTI
ANEXO-I-FORMULÁRIO-DE-INSCRIÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL-GETEC
ANEXO-I-FORMULÁRIO-DE-INSCRIÇÃO-DOUTORADO-GETEC
RESULTADO ELEIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO 2017 Membros eleitos
RESULTADO ELEIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO 2017 2º turno
Consulte a lista de aprovados do edital para seleção de bolsista para curso de língua inglesa
RESULTADO ELEIÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO 2017
EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSITA PARA CURSO DE LINGUA INGLESA – 2017
Divulgação das candidaturas registradas EDITAL nº 01- Convocação de Eleição
Calendário de reuniões 2017 CONSU E CONSEPE Edital convocação de eleição
RETIFICAÇÃO-DE-EDITAL-PROCESSO-SELETIVO-PÓS-GRADUAÇÃO
Edital – SENAI – Vestibular Engenharias 2017
RETIFICAÇÃO DE EDITAL – PROCESSO SELETIVO PÓS-GRADUAÇÃO
Edital – SENAI – PIBIC FAPESB 2017
Edital de Transferência Externa, Interna, Matrícula Especial – 2017.1
Edital Bolsas Parciais 2017 – veteranos – assinado
Retificação de Edital de Transferência
Edital Pós Gradução do Processo Seletivo dos cursos da Faculdade SENAI CIMATEC
EDITAL – SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE MONITORIA 2017
O Exame de Desempenho dos Alunos de Graduação – EDAG é uma avaliação interdisciplinar, aplicada semestralmente nos cursos de graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes quanto à integração dos conteúdos disciplinares.
A Comissão Central de Avaliação Institucional tem o objetivo de planejar e direcionar suas ações com o intuito de melhorar e garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, mobilizando e conscientizando a comunidade acadêmica da importância em participar efetivamente da dinâmica de avaliação.
O Programa de Monitoria do Centro Universitário SENAI CIMATEC tem o objetivo de contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades acadêmicas de ensino, para a redução da evasão por meio da melhor orientação de alunos em disciplinas com grande taxa de reprovação e para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
Para obter mais informações sobre o processo, os requisitos e a documentação para inscrição, veja o edital abaixo:
TIPO DE DESCONTO | DESCONTO | MODALIDADE | MAIS INFORMAÇÕES |
---|---|---|---|
Pessoa Jurídica - 3 a 5 matrículas | 5% | Conforme estabelecido no Convênio | - |
Pessoa Jurídica - mais de 5 matrículas | 10% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) | - |
Pagamento à vista de todo o período letivo | 10% | Graduação e Pós-Graduação | Único tipo de desconto que é cumulativo aos demais |
Ex-aluno de cursos de longa duração do SENAI BA | 10% | Graduação e Pós-Graduação | Apresentar documentação comprobatória no ato da matrícula |
Familiar de Aluno (filho, irmão, cônjuge ou pais) matriculado em cursos de longa duração no semestre vigente. | 10% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | O vínculo deve ser comprovado no ato da matrícula. |
Colaboradores do SENAI BA ou dependentes legalmente comprovados. | 30% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | O colaborador e/ou seu familiar perde o direito do desconto a partir do momento em que não mais exista o vínculo trabalhista com SENAI BA. |
Programa de Bolsas de Estudo | 100% | Graduação | Conforme os critérios estabelecidos no Regulamento do Programa de Bolsas e no Edital vigente. |
[Sindicatos e CIEB] Pessoa Física vinculada a sindicato | 40% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | A concessão do desconto está limitado a 10% do número de vagas anuais por curso/turma. As solicitações de bolsas e descontos devem ser emitidas pelos respectivos sindicatos patronais e enviadas para FIEB. |
[Sindicatos e CIEB] Micro e pequena empresa | 40% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | A concessão do desconto está limitado a 10% do número de vagas anuais por curso/turma. As solicitações de bolsas e descontos devem ser emitidas pelos respectivos sindicatos patronais e enviadas para FIEB.n |
[Sindicatos e CIEB] Média Empresa | 30% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | A concessão do desconto está limitado a 10% do número de vagas anuais por curso/turma. As solicitações de bolsas e descontos devem ser emitidas pelos respectivos sindicatos patronais e enviadas para FIEB. |
[Sindicatos e CIEB] Grande Empresa | 20% | Extensão, Graduação e Pós-Graduação | A concessão do desconto está limitado a 10% do número de vagas anuais por curso/turma. As solicitações de bolsas e descontos devem ser emitidas pelos respectivos sindicatos patronais e enviadas para FIEB. |
¹ Válido somente para Cursos Técnicos, Graduação e Pós-graduação
- Para ter direito aos descontos o aluno deve trazer toda a documentação comprobatória no ato da matrícula;
- Não haverá concessão de descontos posterior ao ato da matrícula e nem descontos retroativos;
- Os descontos não são cumulativos, exceto o de pagamento à vista.
Realize sua rematrícula com conforto e rapidez pelo Portal do Aluno!
Período de Negociação
Para alunos que possuem boletos em Aberto:
A negociação dos valores será realizada direto no Portal do Aluno (online), ou presencial, com opção de parcelamento da dívida em até 10 vezes no cartão de crédito.
*A emissão de 2ª via de boleto vencido até 120 dias pode ser realizada no Portal do Aluno.
Mensalidades
Para o ano de 2019, serão praticadas mensalidades diferenciadas para alunos novos e veteranos.
Alunos |
Engenharias Diurnas | Engenharias Noturnas |
Novos |
R$ 1.450,00 |
R$ 1.280,00 |
Veteranos | R$ 1.206,40* |
R$ 1.164,80** |
* Para operacionalização desse valor, será automaticamente implantado no sistema um desconto de 16,8% com relação as mensalidades dos alunos novos.
** Para operacionalização desse valor, será automaticamente implantado no sistema um desconto de 9% com relação as mensalidades dos alunos novos.
Este desconto será aplicado de forma automática e será cumulativo com os demais descontos, inclusive FIES.
Bolsa e Desconto
O aluno deverá solicitar ou renovar a solicitação no Portal do Aluno, por meio de requerimento online, anexando a documentação necessária, conforme benefício (desconto empresa, Sindicato, colaborador e familiar do aluno), de 1º a 10 de julho.
ATENÇÃO: O aluno que possuir o benefício do Programa de bolsas precisa atender aos pré-requisitos previstos no Regulamento do Programa, para que o benefício seja renovado.
NOVO PROCESSO DE MATRÍCULA
Período de 25 a 27 de janeiro de 2019.
Acesse o Portal do Aluno e selecione o link Sistema de Matrícula online 2019T1 para iniciar ao seu processo de rematrícula. Para realização da matrícula Web não poderão existir pendências financeiras (boletos em aberto) e ou acadêmicas.
Procedimentos Acadêmicos
No sistema serão exibidas todas as disciplinas que você está apto a cursar;
*Para mais esclarecimentos, o aluno poderá entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone (71) 3879-5642 ou 3462-9502.
Procedimentos Financeiros
- O boleto referente à matrícula, se não houver pendência financeira e/ou acadêmica, estará disponível no Portal do Aluno em até dois dias úteis após a finalização da etapa acadêmica;
- O Pagamento da sua matrícula também poderá ser realizado através de cartão de crédito ou débito no Portal do Aluno;
Informações importantes
Em caso de dificuldades para realização da matrícula online, o aluno deverá dirigir-se à Central de Atendimento do SENAI CIMATEC, no período de 25 a 27 de janeiro de 2019.
Início das aulas: 25 de julho de 2019.
Mantenha sempre atualizados seus dados cadastrais no Portal do Aluno!
Tutorial MATRICULA Online – Centro Universitário SENAI CIMATEC
Tutorial de Solicitação de Concessão ou Renovação de Desconto/Bolsa
Realize sua rematrícula com conforto e rapidez pelo Portal do Aluno!
Período de Negociação
Para alunos que possuem boletos em Aberto:
A negociação dos valores será realizada de forma presencial, com opção de parcelamento da dívida em até 10 vezes no cartão de crédito.
REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA WEB
Período de 13 a 15 de maio de 2019.
Acesse o Portal do Aluno e selecione o link Sistema de Matrícula online para iniciar ao seu processo de rematrícula. Para realização da matrícula Web não poderão existir pendências financeiras (boletos em aberto) e ou acadêmicas.
Procedimentos Acadêmicos
Para a disponibilidade das disciplinas no portal é necessário informar ao coordenador qual a disciplina pretende cursar. Caso a disciplina seja optativa, precisa do aval do orientador.
*Para mais esclarecimentos, o aluno poderá entrar em contato com a Central de Atendimento através do telefone (71) 3879-5642 ou 3462-9502.
Informações importantes
Em caso de dificuldades para realização da matrícula online, o aluno deverá dirigir-se à Central de Atendimento do SENAI CIMATEC, no período de 13 a 15 de maio de 2019.
Início das aulas: 16 de maio de 2019.
Mantenha sempre atualizados seus dados cadastrais no Portal do Aluno!
Consulte abaixo os horários e as salas de aula.