unidade

FlatFish

Em parceria com a BG Brasil, o SENAI CIMATEC desenvolveu o FlatFish, um veículo autônomo submarino que terá a objetivo de realizar inspeções visuais em 3D de alta resolução para alcançar níveis avançados na exploração de petróleo e gás em águas profundas. O protótipo é o primeiro desenvolvido no Brasil e, além de garantir maior segurança operacional e ao meio ambiente, reduzirá drasticamente os custos atuais para operações deste tipo.

O primeiro protótipo do Veículo Autônomo Submerso (AUV, sigla para Autonomous Underwater Vehicle) já foi submetido a testes e pode operar em profundidade de 300 metros, com autonomia de 35 a 60 quilômetros, a depender da missão e da intensidade das correntes marítimas. A manutenção preventiva deve ser realizada a cada seis meses.

O projeto está em desenvolvimento e, em médio prazo, a equipe desenvolvedora espera que o FlatFish possa operar em profundidade de até 3 mil metros, para que contribua com uma exploração otimizada da camada de pré-sal. Foram investidos R$ 30 milhões no projeto, divididos igualmente entre a BG Brasil, a Embrapii e o SENAI CIMATEC. O DFKI (Instituto Alemão de Robótica e Inteligência Artificial) apoiou tecnicamente o desenvolvimento do AUV.

Assista abaixo ao vídeo com detalhes do projeto FlatFish.

Compartilhe:

Entre em

Contato

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.