O SENAI CIMATEC conta com infraestrutura de referência nacional e internacional, que inclui um dos principais Centros de Supercomputação do país, o Instituto Brasileiro de Robótica, o Instituto de Sistemas Avançados em Saúde, a Fábrica Modelo 4.0 e uma série de outros laboratórios e equipamentos ligados a diversas áreas, como os laboratórios de Manufatura Avançada, Dinamômetro de Motores, Compatibilidade Eletromagnética, Mecânica de Precisão, Conformação e União de Materiais e muitos outros. Essa infraestrutura, aliada à excelência da equipe de cientistas, professores e gestores do SENAI CIMATEC, constitui a atmosfera de vanguarda tecnológica que caracteriza o campus.
Tudo isso faz com que o Centro Tecnológico do SENAI CIMATEC contribua com o desenvolvimento da indústria baiana, com a realização de serviços para empresas, como consultorias, pesquisas aplicadas e projetos de inovação tecnológica.
Conheça abaixo alguns dos principais laboratórios e centros de pesquisa instalados na unidade.
Inaugurado em maio de 2015, o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial (HPC) se tornou uma das maiores referências nacionais do setor. Os supercomputadores são voltados para setores diversos da pesquisa científica e produção industrial, como geofísica, óleo e gás, biotecnologia, energias renováveis e saúde pública. Confira abaixo as supermáquinasque equipam o Centro:
OGBON – Resultado de parceria entre o SENAI CIMATEC e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), o OGBON tem como em pesquisa aplicada nas áreas de Geofísica, Geologia, Engenharia de Reservatórios e outros setores estratégicos de óleo e gás. Tem capacidade de processamento de 1605 PFlops, 78 nós de computação GPU (total de 312 placas aceleradores GPU V100 NVLink) e 27 nós de processamento (204 Teraflops com processadores Intel Cascade Lake).
AIRIS – Com capacidade de processamento de 800 teraflops, o AIRIS aprimora o tratamento de big data, o uso de algoritmos complexos para machine learning, processamentos de alto desempenho e simulações de alta fidelidade. Voltado prioritariamente para o setor de óleo e gás, mas com capacidade para beneficiar também outros segmentos que demandam alta capacidade de processamento, como os de energias renováveis, biotecnologia e mineração, além de possibilitar aplicações em inteligência artificial. O AIRIS foi desenvolvido pelo SENAI CIMATEC e Repsol Sinopec Brasil.
YEMOJA – Um marco na supercomputação brasileira, o CIMATEC Yemoja, quando lançado em 2015, era o computador mais rápido da América Latina. Tem capacidade de realizar 400 trilhões de operações por segundo (TFlops), o Yemoja é voltado sobretudo para pesquisas na área de geofísica, mas também trouxe benefícios para outros setores ligados à indústria do petróleo e gás e à pesquisa acadêmica. Foi desenvolvido através de uma parceria entre o SENAI CIMATEC e a Shell.
CIMATEC Ògún – Implantado em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (FINEP), o CIMATEC Ógun processa algoritmos complexos, com grande volume de dados, utilizando tecnologias computacionais diversas, voltadas para diferentes setores industriais. Tem capacidade de realizar 104 trilhões de operações por segundo (TFlops) e aprimora simulações relacionadas a cálculos estruturais, dinâmica de fluidos, conformação de materiais, predição/previsão de eventos, inteligência artificial, entre outros.
Omolu – Montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública do país. Tem capacidade de 1 terabyte de memória RAM e 96 processadores de 12 núcleos.
A primeira Fábrica modelo da América Latina, em uma parceria com a McKinsey, foi instalada no SENAI CIMATEC em abril de 2015. A Fábrica Modelo segue conceitos já empregados com sucesso pela McKinsey em parcerias semelhantes em países como Alemanha e EUA e tem como grande objetivo elevar a produtividade das indústrias brasileiras a partir da difusão dos conceitos de Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta). A estrutura dedicada à Fábrica Modelo proporciona o aprendizado experimental combinado à aplicação real com o objetivo de assegurar maior absorção do conhecimento de pesquisadores, profissionais e empresários.

Fábrica Modelo
O SENAI CIMATEC tem o primeiro laboratório de alta performance para ensaios de motores automotivos do Norte/Nordeste. Inaugurado em novembro de 2013, o Laboratório de Dinamômetro de Motores se destina ao desenvolvimento de pesquisas voltadas à indústria automotiva, de biocombustíveis e de petróleo. Nele é possível realizar ensaios e testes de desempenho e durabilidade em motores de combustão interna e seus componentes; desenvolvimento e validação de sistemas de controle de motor; testes e validação de novos combustíveis e biocombustíveis, entre outras pesquisas.

Laboratório de Dinamômetro de Motores
O SENAI CIMATEC tem diversos laboratórios para ensino, pesquisa e desenvolvimento na área de microeletrônica. O destaque é a Planta Piloto de Montagem de Placas Eletrônicas, que possibilita a execução de ensaios e manufatura de placas eletrônicas com a utilização de equipamentos modernos.

Planta Piloto de Montagem de Placas Eletrônicas
O SENAI CIMATEC trabalha em projetos de montagem de plantas piloto e reestruturação de áreas fabris das indústrias do setor de dispositivos médicos de modo a prover a este setor as ferramentas e tecnologias da indústria 4.0, promovendo a integração e o controle remotos da produção a partir de sensores e equipamentos conectados em rede (sistemas de automação associados a sistemas ciberfísicos). A instituição, que possui a única Fábrica Modelo da América Latina (em parceria com a Mckinsey & company) para desenvolver projetos de Lean Manufacturing, agrega as competências de TI e automação às metodologias de manufatura enxuta para desenvolver projetos customizados às necessidades das empresas do setor.
Equipamentos de Uso em Saúde (Ondontologia, Laboratório Radiologia e Equipamentos Eletromédicos)
O SENAI CIMATEC conta com laboratórios e corpo técnico especializado para desenvolver produtos dos segmentos de Odontologia (equipamentos e instrumental), Laboratório, Radiologia, e Equipamentos médico-hospitalares (eletromédicos, instrumentos cirúrgicos, equipamentos fisioterápicos, dispositivos de monitoramento), dentre eles:
– Desenvolvimento de projetos mecânicos
– Design
– Impressão 3D
– Microeletrônica
– Eletrônica embarcada
– Automação
– Robotica (desenvolvimento de sistemas mecatrônicos e robóticos)
– TI associada a dispositivos médicos (Software, modelagem computacional, Machine Learning, Deep Learning e Inteligencia Artifical)
– Iot
– Realidade Aumentada e Virtual
Implantes e Materiais de Consumo
O SENAI CIMATEC atua com processos de transformação de ligas metálicas e materiais poliméricos (extrusão, conformação, injeção e união de materiais); simulação e modelagem computacional dos processos de conformação e união de materiais; aditivação /modificação de polímeros; monitoramento estrutural e confiabilidade de produtos metálicos e compósitos). A instituição conta com laboratórios e copo técnico especializado para desenvolver implantes odontológicos, ortopédicos, cardíacos, neurológicos, entre outros. Desenvolve também biomateriais (alguns deles associados a medicamentos e terapia celular), cateteres, sondas e outros materiais de consumo, além de reagentes para diagnósticos.
– Lab de Biotecnologia
– Lab União e conformação de materiais
– Lab Caracterização
– Lab de Ensaios Mecânicos
– Laboratório de Química Analítica
O ISI em Automação tem como objeto soluções em projetos mecatrônicos e protótipos para produtos e processos. Tem objetivo de agregar competências tecnológicas fornecendo métodos automatizados e sistemas integrados, o que permite o reposicionamento do espaço competitivo internacional da indústria baiana e o ingresso em novos segmentos de mercado, como energias renováveis e saúde. O ambiente propício para a pesquisa e desenvolvimento ganha ainda mais solidez com a presença do BIR (Instituto Brasileiro de Robótica), instalado na unidade com a exploração dos diversos laboratórios disponíveis para práticas de aprendizado e pesquisas em automação.

Instituto SENAI de Automação
Único com este modelo na América Latina, o ISI em Conformação e União de Materiais promove desenvolvimento tecnológico de conformação a quente e frio e união de materiais (soldagem, colagem, rebitagem) em processos convencionais e especiais. A sua estrutura, composta por laboratórios completos com equipamentos avançados, possibilita a execução de serviços em alta qualidade e a exploração para uma prática de ensino para cursos da área.

Instituto SENAI de Conformação e União de Materiais
O ISI em Logística oferece soluções em projetos e operações logísticas e gestão da cadeia de suprimentos, além de desenvolver pesquisas com foco em inovação e tecnologia para atender às indústrias do setor. Integrado a sua estrutura, há o Centro de Referência em Logística e diversos laboratórios que atendem às necessidades do próprio SENAI-BA, como também servem de sala de aula para os alunos da casa, onde é possível conhecer e exercitar os conceitos e fundamentos praticados pelas maiores indústrias referenciais do mundo.

Instituto SENAI de Inovação em Logística

CIMATEC Yemoja - Segundo supercomputador mais potente da América Latina

Núcleo de Operação e Controle - Centro de Supercomputação para Inovação Industrial

Laboratório de Manufatura Avançada e Segurança Cibernética Industrial

Automação Industrial

Fábrica Modelo Brasil 4.0

Fábrica Modelo Brasil 4.0

Centro de Referência em Logística

Mini Load Centro de Referência em Logística

Câmara Semianecoica

Câmara Semianecoica

Laboratório de Conformação e União de Materiais

Laboratório de Conformação e União de Materiais

Laboratório de Construção Civil

Laboratório de Construção Civil

Túnel de vento -Laboratório de Energias Renováveis

Túnel de vento -Laboratório de Energias Renováveis

Robótica Industrial

Robótica Industrial

Laboratório de Mecânica de Precisão
