Jiro

Shell Brasil investe em pesquisa para inspeção de estruturas submarinas em parceria com o SENAI CIMATEC e desenvolverá robô para inspecionar juntas flexíveis de risers rígidos em plataformas de produção flutuantes.

A Shell Brasil assinou com o SENAI CIMATEC um contrato de parceria para pesquisa e desenvolvimento de um protótipo de robô para limpeza e inspeção de juntas flexíveis em serviço na produção de petróleo e gás em navios-plataforma (FPSOs) e outras unidades flutuantes.

Este robô será lançado no oceano com o auxílio de um veículo submarino operado remotamente, e será equipado com dispositivo para limpeza das incrustações marinhas e inspeção visual autônoma. O desenvolvimento desta ferramenta permitirá uma maior eficiência na inspeção submarina, aumentando a segurança e reduzindo os custos operacionais. O envolvimento do SENAI CIMATEC neste projeto faz parte da estratégia de continuidade de projetos de tecnologia em robótica iniciado com o FlatFish, com parcerias nacionais e internacionais através do BIR – Instituto Brasileiro de Robótica.

O projeto utiliza recursos provenientes da Shell Brasil através da cláusula de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), também da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e do SENAI CIMATEC.

Compartilhe:

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.