Notícias

Aula Inaugural 2019 conta com palestras de Aleixo Belov e Nizan Guanaes

Evento ainda premiou estudantes que participaram do Projeto Piloto E2I
Compartilhe:
Aleixo Belov abriu o evento com a palestra Desafios da Engenharia na Volta ao MundoAleixo Belov abriu o evento com a palestra Desafios da Engenharia na Volta ao Mundo

A Aula Inaugural de 2019 do Centro Universitário SENAI CIMATEC ficará marcada na memória não só dos calouros e veteranos, mas de todos que assistiram as duas grandes palestras, que apontaram diversas perspectivas para os futuros engenheiros. O ucraniano, radicado na Bahia, engenheiro, escritor e navegador, Aleixo Belov, falou sobre os desafios das cinco voltas que deu ao mundo a bordo de veleiros e sobre seus desafiadores projetos de engenharia; e o empreendedor, sócio e co-fundador do Grupo ABC de Comunicação, Nizan Guanaes, que compartilhou suas experiências e apontou as expectativas do novo mundo 4.0.

Realizada nesta segunda-feira (04/fev), no Centro de Eventos do Campus, a Aula Inaugural reuniu centenas de estudantes e admiradores que prestaram atenção em cada palavra dita pelos palestrantes. “O Belov é a minha nova maior inspiração. Eu posso ser o que eu quiser com esforço e dedicação naquilo que eu acredito”, destacou a estudante Marina Andrade.

Belov relatou suas experiências nas voltas ao mundo e os desafios que enfrentou pelo caminho. “Quando comecei a viajar, a comunicação era muito difícil, nem GPS (Sistema de Posicionamento Global) para navegação tinha. Navegar em solitário é muito difícil, a natureza nos traz muitas surpresas. Tenho uma empresa e resolvi projetar cada detalhe do barco, para torná-lo mais seguro, uma extensão de mim”, pontuou Belov.

Após três viagens sozinho, o navegador decidiu que precisava multiplicar o conhecimento e deixar um legado. “Viajar sozinho é bom, mas na idade que estou é complicado. Daí surgiu a ideia de construir o veleiro-escola Fraternidade, feito de aço carbono, e levar a bordo estudantes brasileiros. Nas duas últimas viagens estava acompanhado dos jovens e transmitindo conhecimento para que eles construam seus próprios barcos e conquistem o mundo”, explicou.

Na sua última volta ao mundo, o navegador passou 20 meses percorrendo os oceanos do mundo. “Meu destino inicial era o Alaska, já tinha passado pelo Caribe, Parque Nacional da Ilha de Cocos da Costa Rica, Parque Nacional Kenai Fjords e outros lugares, mas queria conhecer um lugar exótico, com muitas geleiras, ursos e salmões”, contou o navegador.

Nizan Guanaes iniciou sua palestra logo após Belov e falou sobre a importância de se preparar para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas de que não devemos esquecer de nossas origens. “É importante estudar fora do país, conhecer novas culturas, experimentar experiências inovadoras e trazer mudanças que melhorem sua cidade e estado”, destacou Guanaes.

“O mundo é um lugar de ambição compartilhada. É preciso se preparar, utilizar as tecnologias a nosso favor. Nós estamos num ambiente que respira tecnologia e inovação. O CIMATEC nasceu para mudar o mundo, vocês só precisam utilizar as ferramentas certas e irão mudar sua cidade e o mundo”, concluiu o empreendedor.

Projeto Piloto E2I

A noite também foi de homenagem para os estudantes que participaram do Projeto Piloto E2I – Engenharia para Inovação Industrial, iniciativa do SENAI CIMATEC em parceria com a Coventry University e a Ford. Os alunos trabalharam no desenvolvimento de um projeto focado numa solução para um dos veículos da montadora.

Os estudantes Felipe Calado, Caroline Neves e João Lucas Oliveira receberam no final do evento o certificado de conclusão do projeto, uma bolsa de estudos para um dos cursos de pós-graduação lato sensu ofertado pelo SENAI CIMATEC e um troféu personalizado, produzido na avançada Planta de Manufatura Avançada com Segurança Cibernética do Campus.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.