Notícias

CIMATEC lança IEA com presença do ministro Marcos Pontes

Compartilhe:
Foto - Nalini Vasconcelos

Na tarde da última sexta-feira (11), o SENAI CIMATEC inaugurou o Instituto de Estudos Avançados (IEA), que atuará em temas de alta relevância científica, e lançou os laboratórios da rede SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias). 

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Em seu pronunciamento, o ministro relembrou que foi aluno do SENAI e afirmou que a nanotecnologia está entre as prioridades de sua gestão. 

A cerimônia marcou o lançamento da primeira Cátedra do IEA do SENAI CIMATEC. Dedicada a Nanociência e Nanotecnologia, a Cátedra está ocupada pelo professor Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp, que tem ampla experiência e reconhecimento acadêmico na área, e participou da inauguração de maneira remota. 

Ocupante da primeira Cátedra do IEA, professor Oswaldo Luiz Alves participa remotamente da inauguração Segundo o professor Oswaldo Alves, a Nanotecnologia é hoje um dos tópicos mais discutidos na comunidade científica nacional e internacional. “Reveste-se de relevância ímpar a possibilidade de fazer parte desta instituição, que está escrevendo uma nova história, não só na formação de profissionais do mais alto nível, como também no enfrentamento das questões sociais”, declarou Alves. 

Também estiveram presentes na solenidade a Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Zaíra Turchi; o Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; o Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), Guilherme Ary Plonsky; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; e o Diretor Geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Márcio Costa.

“As pessoas que ainda não acreditam na ciência brasileira, deveriam visitar esses lugares para começar a mudar de opinião, porque a gente tem toda a capacidade de transformar o Brasil e colocar esse país na fronteira da tecnologia”, disse Marcos Pontes, referindo-se ao SENAI CIMATEC, ao Sirius de Campinas e a outros Centros Tecnológicos avançados do país.

Rumo à Universidade SENAI CIMATEC – A inauguração do Instituto de Estudos Avançados representa um passo importante em direção à criação da Universidade SENAI CIMATEC. Em menos de 20 anos de história, o SENAI CIMATEC se tornou um Centro Universitário consolidado, integrado com um dos maiores Centros Tecnológicos do país.

O Centro Universitário tem cursos de Engenharia que estão entre os melhores do Nordeste, segundo avaliações recorrentes do Ministério da Educação (MEC), além de especializações, mestrados e doutorados. Em 2020, foi lançado o curso de Arquitetura e Urbanismo, a primeira graduação que vai além do escopo das engenharias.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.