Notícias

Congresso de Contramedidas é realizado no SENAI CIMATEC

Compartilhe:
II Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem

No segundo e último dia do II Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem realizado no Senai CIMATEC, em Salvador promovido pela Marinha do Brasil (MB), com a participação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA), entre os temas abordados estavam “A Robótica submarina como impulsionador da Indústria de Defesa”.

Ministrado por quatro palestrantes entre eles, o conselheiro militar da Thales do Brasil, Kleber Pessek, disse durante a apresentação que é essencial o Centro de Excelência em Sonares para as operações dos sistemas. É importante ter e manter o sonar para as estratégias de defesa”. Para 2020 devem ser montados 14 sonares no Brasil, inclusive para exportação. No Congresso foram apresentadas as “novas tecnologias e equipamentos disponíveis no setor de guerra de minas no Brasil e no mundo, além de aprofundar e estimular a troca de informações entre as diversas organizações militares, instituições e empresas”, de acordo com a organização do evento.

Lauro Puppim da Saipem do Brasil, destacou o desenvolvimento de tecnologias como, por exemplo, os drones submarinos, veículos do fundo do mar operados remotamente e com capacidade longa de permanência.

Puppim falou ainda sobre a equipe do Senai CIMATEC que desenvolveu o FlatFish, um AUV, veiculo autônomo submarino, que realiza inspeções visuais em 3D de alta resolução para alcançar níveis avançados na exploração de petróleo e gás em águas profundas.”Temos uma equipe da Sapien dentro do Senai CIMATEC que auxilia no progresso do FlatFish, e o trabalho vai servir de base no quesito inteligência artificial para o mundo todo”.

Além disso, o evento contou com outros assuntos como “Formação, Doutrina e Treinamento para a Guerra de Minas”, “Minagem e Desminagem Terrestre e os desafios no século XXI” e “Materiais avançados e testes de explosão e incêndio para o setor naval”.

Já no primeiro dia, os debates envolveram os temas: Visão de futuro da Guerra de Minas e o papel dos meios de Contramedidas de Minagem, Utilização de Meios Não Tripulados nas Contramedidas de Minagem (ROV, AUV, USV) e perspectiva para o futuro, Utilização dos EOD nas Contramedidas de Minagem e Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Big Data e Internet das coisas.

O encerramento contou com a apresentação do vice-almirante Silva Lima, comandante do 2º Distrito Naval de Salvador.

O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, no Senai CIMATEC, na Avenida Orlando Gomes, na capital baiana e reuniu especialistas, pesquisadores civis e militares.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.