Notícias

Covid-19: Estudo liderado pelo SENAI CIMATEC tem resultado publicado na Revista Science

Compartilhe:
Salvador, BA, Brasil, 06.12.2019.

Visita do Ministro - Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos.

Na foto: Luiz Eduardo Ramos - Ministro da SEGOV.

Foto: Betto Jr./Coperphoto/Sistema FIEB
	


Esta fotografia oficial do Sistema FIEB está sendo disponibilizada apenas para publicação por organizações de notícias e assessorias de comunicação ou para impressão de uso pessoal pelo sujeito (s) da fotografia. A fotografia não pode ser manipulada de qualquer maneira e não pode ser utilizada em materiais comerciais ou políticos, anúncios, produtos e promoções. Sendo obrigatória a divulgação do crédito do autor da fotografia junto com a própria imagem.

Pesquisa mostrou a eficiência das medidas adotadas pelo estado da Bahia e pelo município de Salvador no início da pandemia.

O estudo “O efeito das restrições de viagem na propagação do novo surto de coronavírus de 2019 (Covid-19)”, publicado como e-letter no site da revista Science, foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar liderada pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC. A publicação revelou que medidas adotadas na capital e no interior do estado da Bahia, no início da pandemia, diminuíram a quantidade de indivíduos infectados em relação a outras cidades de grande porte do país.

A pesquisa trata da diminuição do contágio de Covid-19 a partir de medidas adotadas por parte dos prefeitos e governadores do país. De acordo com o estudo, a Bahia apresentou menor proporção de indivíduos infectados (0,4%) que outros estados, como São Paulo (3.3%), Rio de Janeiro (3.35%), Ceará (4.46%), Pernambuco (3%), Pará (5.05%) e Amazonas (10.6%).

“Publicar na Science é algo muito difícil, por ser uma das melhores revistas científicas do mundo. Este feito ratifica o CIMATEC como um importante centro de pesquisa, que publica bem mais de cem trabalhos (entre artigos, livros e letters) por ano”, comemora o professor doutor do Programa de Mestrado e Doutorado do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Marcelo Moret.

O grupo de pesquisadores brasileiros é formado por engenheiros, biólogos, físicos e um economista. O trabalho de pesquisa é liderado pelo SENAI CIMATEC em parceria com outras instituições, como UnB, UFJS, UNIFESP e UNEB. Outro resultado relevante do grupo foi ter publicado uma nota técnica, em abril, utilizada por prefeitos de Minas Gerais para manter e/ou fortalecer as barreiras sanitárias da região de Tiradentes. “O trabalho reforça a importância de se manter o isolamento social e diminuir a mobilidade entre municípios”, enfatiza o professor Moret.

 

Acesse a e-letter na íntegra: https://bit.ly/3hi2fL5

 

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.