Notícias

Fórmula SAE: Equipe baiana projeta e desenvolve protótipo para disputar competição nacional

Estudantes do SENAI CIMATEC disputarão Fórmula SAE em São Paulo, no final de novembro
Compartilhe:
Protótipo TR-03Protótipo TR-03

Faltando pouco menos de um mês para a competição nacional Fórmula SAE BRASIL, o protótipo TR-03, desenvolvido por estudantes dos cursos de engenharia do SENAI CIMATEC está em fase final de testes. A 15ª edição da corrida será realizada entre os dias 30/11 e 03/12, no autódromo de Piracicaba/SP, e coloca à prova os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do último ano.

O veículo criado para participação da competição nacional, realizada anualmente, disputa com outras 50 instituições de ensino superior do Brasil, que levam seus carros à combustão ou elétricos para serem avaliados em termos de projeto, engenharia, design, concepção, desenvolvimento do produto, performance e outras exigências.

O aluno do curso de Engenharia Mecânica do SENAI CIMATEC, e líder de Powertrain, Gabriel Santana, explica que o TR-03 já realizou alguns testes e que o protótipo está recebendo apenas os ajustes finais. “Primeiro fizemos os testes de frenagem para melhorar o desempenho em relação ao ano passado. Depois, fizemos testes para aquisição de dados e validação de freio, suspensão e transmissão. Nosso carro está quase pronto”, garante.

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL, que exige das equipes que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

Os carros à combustão têm motores de quatro tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts (o limite varia de acordo com o País onde acontece a competição).

Disputa

Em Piracicaba, durante três dias, os carros são avaliados por engenheiros da indústria automotiva, desde a concepção técnica até a viabilidade comercial, passando por provas estáticas para inspeção técnica e avaliação de custo, design, freios, ruído e tilt table (inclinação). Em seguida, os estudantes apresentam seus projetos e os veículos enfrentam provas de desempenho e eficiência.

A competição Fórmula SAE BRASIL tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Ao vencedor é dada a oportunidade de obter vaga para competição internacional, disputada em Michigan e em Lincoln, nos Estados Unidos.

Para o coordenador do curso de engenharia automotiva do SENAI CIMATEC, Júlio Câmara, a participação dos alunos numa competição desse porte eleva o nível de conhecimento deles. “Os alunos projetam, desenvolvem e fabricam o protótipo, utilizando ferramentas comuns à de grandes montadoras. Essa é uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem profissionais do ramo automotivo, trocar conhecimento com outros alunos e integrar as diversas engenharias”, explica Câmara.

Fórmula SAE Brasil

Organizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) e patrocinada por montadoras de veículos e fabricantes de componentes automotivos em nível mundial, a Fórmula SAE surgiu em 1978, nos EUA, e, desde então, os carros são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE International e com a orientação de um professor.

Outros países também realizam as competições da Fórmula SAE, como Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil entrou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.