Notícias

Equipe Mangue Baja vence Etapa Regional da Baja SAE BRASIL

Alunos da Universidade Federal de Pernambuco 797,7 pontos na competição
Compartilhe:
Mangue Baja recebe taça de campeã do Baja SaeMangue Baja recebe taça de campeã do Baja Sae

Após três dias de competição, a 12ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste 2017 chegou ao fim, com 16 carros off-road projetados e construídos e participação de 320 estudantes de instituições de ensino superior da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

Com 797,70 pontos, os pernambucanos da Mangue Baja 797,70 levaram a melhor e ficaram com a taça de campeão. O pódio foi completado pela equipe baiana Carpoeira (UFBA), com 636,30 pontos, e a potiguar Cactus (Ufersa) com 515,40 pontos.

A competição foi marcada pela emoção do início ao fim, numa disputa acirrada entre as equipes de Pernambuco e Bahia, que só foi decidida no último dia da competição na Prova de Enduro. Para o líder da equipe vencedora, Pedro Henrique, será um grande diferencial na formação dos participantes poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula. “Foi muito bom vir para a Bahia e poder ter essa troca de conhecimentos. Colocar nosso projeto em prática foi muito importante para ver que na prática era tão bom quanto no papel. Trabalhamos duro a temporada inteira para conseguir esse título”, destacou Pedro. Além de todo o conhecimento técnico apurado e da força do trabalho de equipe, Rafael Doherty, piloto da equipe pernambucana, mostrou muita habilidade e resistência.

Durante os três dias de provas, as equipes passaram por testes de conforto, motorização, dirigibilidade, resistência, suspensão, aceleração, tração e a prova de enduro, com três horas de duração.

SENAI CIMATEC faz sua estreia na Competição

A equipe CalangoTEC fez sua estreia na competição e chegou até Prova de Enduro, quando sua participação foi encerrada, após uma contratempo com a caixa de direção. Para Gabriel Nunes, participar pela primeira vez e chegar à etapa final de uma competição deste nível foi de extrema relevância. Ele destacou também o espírito de equipe e a união entre os componentes. “É uma experiencia incrível que todo aluno de engenharia deve ter. A nossa equipe virou uma família”, comentou.

Baja SAE

O Baja SAE é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele, os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor, desenvolvem os veículos com os quais irão competir, representando a sua instituição de ensino.

Os veículos são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 metro de altura e até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos
CalangoTEC não completou a competição

CalangoTEC não completou a competição

Veículos ficam irreconhecíveis durante a Prova de Enduro

Veículos ficam irreconhecíveis durante a Prova de Enduro

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.