Notícias

Estudo de caso desenvolvido pelo SENAI CIMATEC ganha publicação internacional

Compartilhe:
WhatsApp Image 2021-02-26 at 13.33.07

 “Digital TransformationPublic Policies, and the Triple Helix: A Case Study of the City of Salvador” é um estudo de caso que avalia um programa desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Salvador e o SENAI CIMATEC. O trabalho foi publicado como capítulo do livro “Digital Transformation and Challenges to Data Security and Privacy”.

O tema da Transformação Digital e os desafios para a privacidade e segurança de dados vem sendo largamente discutido entre gestores da administração pública, empreendedores e pela academia, com suas contribuições científico-tecnológicas. Os investimentos neste campo também têm sido estudados, observando-se os impactos econômicos, na geração de emprego e renda, além da geração de novas startups.

Neste sentido, nos últimos anos, uma série de ações e estratégias foram implantadas para promover a digitalização da cidade de Salvador. Por meio de chamadas públicas do Edital de Inovação para a Indústria, em parceria com grandes empresas, startups e com o SENAI CIMATEC, o município impulsionou o processo de Transformação Digital para o Desenvolvimento Sustentável e a promoção da qualidade de vida dos cidadãos, objetivando se tornar cidade modelo neste quesito.

Atualmente, a cidade de Salvador tem o turismo como principal atividade econômica, somando 20% do PIB. Diante deste cenário, que se confirma as dificuldades impostas à atividade turística durante o período de pandemia, se faz necessário o investimento em setores como tecnologia e inovação. Para Ivan Euler, autor do capítulo “Digital Transformation, Public Policies, and the Triple Helix: A Case Study of the City of Salvador” e Diretor de Resiliência da SECIS, “A parceria com o CIMATEC significa avançar neste setor (de tecnologia e inovação), que é tão importante para economia e representativo para o Desenvolvimento Sustentável, para a geração de emprego e renda”.

As startups são, por essência, organizações projetadas para a promover transformações e propor soluções inovadoras. Essas características foram buscadas pelas chamadas públicas supracitadas, envolvendo a seleção, apoio e aceleração de 20 empresas que apresentaram soluções de transformação digital para o município de Salvador nos seguintes eixos temáticos: cidade inteligente, cidade sustentável e cidade resiliente. É importante dizer que esta foi primeira iniciativa municipal vinculada ao Edital de Inovação para a Indústria, possibilitando o investimento e parceria entre instituições envolvidas.

À luz dessas iniciativas, o estudo de caso objetivou documentar e disseminar a experiência, bem como avaliar os impactos gerados pela política pública adotada, em parceria com o SENAI CIMATEC, grande empresas e startups. Essa articulação entre academia, setor empresarial e administração pública é definida, conceitualmente, como “Triple Helix” (ETZKOWITZ e LEYDESDORFF, 1996).

O estudo de caso aponta dados satisfatórios do método adotado, demonstrando que a parceria estabelecida entre startups, empresas, Prefeitura e SENAI CIMATEC promoveu o desenvolvimento do empreendedorismo e a geração de emprego e renda, fomentando todo o ecossistema local de inovação, além da resolução de problemas urbanos comuns a grandes cidades.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.