Notícias

Evento apresenta melhores práticas para Cidade Inteligentes

Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste apresentou soluções inovadoras para cidades inteligentes e conectadas.
Compartilhe:
Foto_DivulgaçãoEvento apresentou cases de sucesso de capitais nordestinas. Foto_Divulgação

Especialistas debateram e apresentaram as melhores práticas para cidades inteligentes durante o Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, que contou com cerca de 250 participantes da Região Nordeste, entre representantes do poder público, entidades e empresas com foco em inovação. Além do exemplo de Salvador, o evento, sediado no SENAI CIMATEC, na quinta-feira (15/03), também apresentou cases de outras capitais nordestinas como Fortaleza e Recife.

Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems, apresentou o Ranking Connected Smart Cities, realizado pela empresa em parceria com a Sator, e destacou a importância do mapeamento para o desenvolvimento das cidades permitindo aos órgãos governamentais traçar as melhores estratégias em suas políticas públicas e, assim, identificar os pontos fortes e fracos. “Os eventos regionais têm o papel de apresentar o Ranking e permite ao poder público definir um ciclo de desenvolvimento de longo prazo, com visão sustentável e orientada por estratégias de diagnósticos”, explicou.

A capital baiana, considerada referência entre as cidades da Região Nordeste, está na primeira posição na categoria Urbanismo, segunda em Meio Ambiente e Educação na classificação regional, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. Já na classificação que considera todas as cidades analisadas, alcançou a sexta posição em Empreendedorismo e sétima em Mobilidade e Acessibilidade. “O conjunto desses avanços ajuda a cidade a alcançar mais resultados. A realização de eventos com regularidade como o Connected Smart Cities é muito importante, pois possibilita avaliar o que a prefeitura vem desenvolvendo, por meio de acesso aos dados e informações, que resultam em diagnósticos e planejamento. Uma cidade inteligente e conectada é a que entrega para o seu cidadão qualidade de vida”, declara o Secretário André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) de Salvador.

Para o gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, é fundamental reunir esses atores para discutir sobre o conceito de Cidades Inteligentes. “É importante a participação da iniciativa privada para que essa tendência se confirme diante da grande revolução que vem acontecendo com as mudanças digitais. Apesar da tecnologia ser tão importante, é imprescindível que isso aconteça de forma alinhada à mudança da mentalidade das pessoas, compreendendo que os processos são mais importantes que a tecnologia, para que as cidades inteligentes sejam constituídas de maneira ainda mais robusta e promissora”, alerta Flávio Marinho.

*Com informações da Smart Cities

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.