Notícias

Evento discute avanços tecnológicos da Indústria 4.0 no segmento de vestuário

Compartilhe:

No dia 23 de agosto, foi realizado o Seminário Confecção 4.0 – A Fábrica do Futuro Chegou no SENAI CIMATEC, com a participação de empresários da indústria de confecção, professores, pesquisadores e consultores da instituição, para disseminar informações e compartilhar iniciativas e práticas do segmento.

Os participantes discutiram como a inserção de práticas da Indústria 4.0 pode afetar a produção e comércio de materiais confeccionados. Professor do SENAI CIMATEC e Pesquisador-chefe do Instituto SENAI de Inovação em Logística, Herman Lepikson comparou os paradigmas desse novo conceito de indústria aos da 1º Revolução Industrial. “Naquele momento, a grande mudança ocorreu com a implantação da produção em larga escala. Ou seja, a lógica significava que a produção em série era capaz de atingir um grande público. Atualmente, a Indústria 4.0, que funciona por meio da comunicação entre diferentes máquinas, veio para atender às demandas personalizadas dos clientes”, argumenta.

Durante a sua apresentação sobre os avanços tecnológicos da Indústria 4.0, Herman comentou sobre o as aplicações para a indústria de confecções. “A tendência é que o consumidor programe as máquinas, colocando medidas, tamanho e estilo. A partir disso, a roupa do cliente ficará pronta em alguns minutos”, conta o professor.

Eunice Habbibe, vice-presidente do Sindicato da Indústria de Vesturário e Artefatos de Joalheiria e Bijuteria da Bahia (SINDVEST-BA), acredita que, diante dessa mudança na produção de materiais confeccionados, a indústria deve se adaptar. “Esse evento é muito importante para discutirmos as transformações tecnológicas que estamos vivendo na indústria de confecção. É bom saber que há profissionais do SENAI CIMATEC interessados em discutir novos caminhos para o setor”, justifica Eunice.

Os participantes do Seminário conheceram alguns cases de sucesso no segmento, com abordagens dos processos de design e modelagem e aspectos da produtividade e qualidade nos processos. Como parte da programação do evento, foi realizada uma visita à Fábrica Modelo Brasil, primeira da América Latina, onde foram apresentadas práticas e conceitos fundamentados na metodologia Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que busca a eliminação dos desperdícios na produção.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.