Notícias

“Farol para o que desejamos no país”, diz Mourão na inauguração do CIMATEC Saúde

Compartilhe:
Mourão

Foi inaugurado nesta sexta-feira (30) o CIMATEC Saúde, no SENAI CIMATEC, em cerimônia que contou com a presença do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão.

“Podem ter certeza de que o trabalho realizado aqui serve de farol e balizamento para o que nós desejamos replicar no país”, disse Mourão em pronunciamento realizado na solenidade, após conhecer os principais laboratórios do campus e assistir a uma apresentação sobre o CIMATEC Saúde – oficialmente denominado Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS)

Também discursaram na cerimônia o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban; o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; e o pesquisador-chefe do CIMATEC Saúde, Dr. Roberto Badaró.

“Fomos para a linha de frente do combate à Covid”, relatou Leone Andrade em seu discurso na cerimônia, referindo-se a diversas ações que já vem sendo realizadas pelo CIMATEC Saúde mesmo antes da inauguração: desenvolvimento de túneis de desinfecção, bolhas de contenção, produção e envase de álcool glicerinado 80%, aplicação de testes para detecção da COVID-19 e outras.

O CIMATEC Saúde terá papel fundamental no desenvolvimento de uma vacina, através de testes clínicos e transferência de tecnologia realizados em parceria com a Fiocruz.  “As tratativas estão bem avançadas para trazer para o Brasil uma vacina contra coronavírus, da americana HDT e da Genova (Índia)”, disse Leone Andrade.

O novo ISI é um dos maiores complexos tecnológicos de saúde do país. Ocupando praticamente um andar inteiro do extenso campus do SENAI CIMATEC em Salvador, o novo Instituto está equipado com laboratórios de alta tecnologia e atua no desenvolvimento de vacinas, medicamentos biológicos, produtos de terapia celular, estudos clínicos e diversas outras frentes.

Em seu discurso, Mourão se demonstrou otimista em relação ao potencial brasileiro, tendo em vista exemplos de destaque nacional em inovação, como o SENAI CIMATEC.

“É dessa forma que nós vamos avançar para cumprir nosso destino, que é ser a democracia liberal mais próspera ao sul do Equador, com capacidade de fornecer soluções nos mais diversos campos da ciência e da inovação, não só para o nosso país ou os países do entorno, mas para o mundo todo”, disse o vice-presidente.

Números da atuação do SENAI CIMATEC na pandemia:

– Produção de 686 bolhas de contenção

– Manutenção de 291 bombas de infusão

– 275 Respiradores recuperados

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.