Notícias

FlatFish é finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica

Compartilhe:
FlatFish, veículo autônomo desenvolvido pelo SENAI CIMATEC com a BG Brasil

A cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, edição 2017, foi realizada em agosto, no Rio de Janeiro. Este ano, nas três categorias do Prêmio, concorreram 52 projetos, de universidades, de empresas petrolíferas e de fornecedoras de bens e serviços. A avaliação dos vencedores foi feita com base nos critérios de originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, contribuição científica e tecnológica.

O diretor-geral da ANP, Décio Oddone, destacou que as inovações tecnológicas têm cada vez maior importância na retomada do setor de petróleo e gás no Brasil. “Temos um calendário de rodadas, que trarão resultados a longo prazo. No curto prazo, precisamos trabalhar com os contratos existentes. Por isso, a ANP vem tomando uma série de medidas para destravar investimentos. Nessas duas frentes, nas rodadas e nos contratos atuais, precisamos da ajuda da comunidade de inovação, ciência e tecnologia”, afirmou.

O FlatFish, desenvolvido pelo SENAI CIMATEC em parceria com a BG Brasil, subsidiária da SHELL, foi um dos finalistas junto com o “Doris – Sistema Robótico Móvel para Inspeção Remota de Instalações Offshore”, da UFRJ em parceria com a Petrobras e Statoil, e o “Provador Ultrassônico de Corrosão” (PROVUS), da USP em parceria com a Petrobras, na Categoria I – Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição credenciada pela ANP em colaboração com empresa petrolífera.

Para o Gerente do projeto FlatFish, Marco Reis, é importante estar entre os primeiros colocados. “Não alcançamos o pódio máximo, mas estamos entre os três primeiros do desenvolvimento da tecnologia para o setor de petróleo e gás no Brasil”, destaca Marco.

O veículo autônomo submarino tem como objetivo realizar inspeções visuais em 3D de alta resolução para alcançar níveis avançados na exploração de petróleo e gás em águas profundas e visa garantir maior segurança operacional e ao meio ambiente, reduzirá drasticamente os custos atuais para operações deste tipo.

O Prêmio

O Prêmio tem como objetivo o reconhecimento do esforço de instituições e empresas que tenham desenvolvido bens e/ou serviços inovadores para a cadeia produtiva do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, no contexto da aplicação de recursos da cláusula de PD&I, que já estejam inseridos no mercado ou possuam alto potencial de inserção.

*Com informações da ANP

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.