
Nesta quinta-feira (23), foi realizado o Fórum sobre Confiabilidade: Função estratégica para Gestão da Manutenção, no auditório do SENAI CIMATEC. O evento, em sua primeira edição, teve como objetivo estabelecer um diálogo com a indústria baiana sobre a importância da confiabilidade como ferramenta de apoio para gestão dos ativos físicos e construir a indústria do futuro tornando os processos mais confiáveis.
Para a Gerente da Área de Manutenção Industrial do SENAI CIMATEC, Helaine Pereira, as empresas estão buscando melhorar a confiabilidade nos processos industriais para acompanhar o crescimento da economia. “Já havíamos identificado que a indústria baiana está carente sobre o aspecto da gestão da manutenção e da aplicação de ferramentas que aumentem a confiabilidade de seus sistemas e planta”, explica.
Segundo Helaine, o SENAI CIMATEC sempre foi um impulsionador e parceiro da indústria baiana e nacional. “Buscamos tornar os processos industriais mais confiáveis, reduzindo as perdas por falhas de equipamentos e, dessa forma, tornar a indústria mais competitiva e sustentável. Reunimos representantes de empresas baianas para entender as necessidades de melhoria em seus processos, com uma maior disponibilidade de seus equipamentos, com menos parada”, pontua.
A programação contou com as palestras “Confiabilidade dos Ativos na Organização do Futuro”, ministrada pelo engenheiro Emerson Sanches e pela professora Marinilda Lima, e “Uso de Tecnologia Virtuais como Apoio para a Gestão da Manutenção”, ministrada pela pesquisadora e professora do SENAI CIMATEC, Dra. Ingrid Winkler, que ainda apresentou alguns cases de sucesso utilizando Realidade Aumentada e Virtual, BIG Data, Machine Learning, junto aos especialistas Leandro Sales e Ivan Queiroz.
Veja no Google Maps