Notícias

Parceria internacional sobre BIM: Centro Universitário SENAI CIMATEC realiza projeto com a Purdue University (EUA)

Compartilhe:
MicrosoftTeams-image (19)

As instituições assinam juntas um projeto sobre BIM (Building Information Modeling) 

Durante cinco meses, o Professor e Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro universitário SENAI CIMATEC, MSc. Bruno Leão, e a Professora da Escola de Tecnologia de Gerenciamento de Construção da Purdue University, Dr. Soowon Chang, coordenaram as atividades de um grupo de estudantes das duas instituições para o desenvolvimento de pesquisa em BIM. 

O BIM Global Project foi uma iniciativa da Profª Luara Batalha, que é coordenadora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário SENAI CIMATEC e faz doutorado sanduíche na Purdue University, na cidade de West Lafayette, no estado de Indiana. 

Durante as 16 semanas do projeto, os estudantes desenvolveram um Plano de Execução BIM para atender a demandas da empresa parceira, a Stay BIM, criada por estudantes da pós-graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Durante o projeto, os alunos desenvolveram conhecimentos técnicos relativos aos documentos deliberantes BIM, a definição de processos de projeto, definição de entregáveis da construção e mais. Além do conhecimento técnico, os alunos também desenvolveram soft skills, como gestão do tempo, gestão de conflitos, proatividade e liderança. 

O projeto, desenvolvido entre janeiro e abril de 2022, é um primeiro passo para uma parceria entre o Centro Universitário SENAI CIMATEC e a Purdue University, proporcionando a integração e colaboração técnico-científica, que pode render futuros intercâmbios entre as duas comunidades acadêmicas. 

O Building Information Modeling (BIM) é o paradigma da indústria da construção civil que possibilita reunir e digitalizar as informações do principal produto do setor da arquitetura, engenharia e construção (AEC), através de um modelo tridimensional. Esse modelo permite o gerenciamento e o acompanhamento das informações durante o ciclo de vida de uma construção. A adoção da tecnologia oferece melhor qualidade na execução de um projeto, além de otimizar os recursos e evitar desperdícios. Dessa forma, o paradigma aponta para um futuro mais sustentável. 

O Professor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, MSc. Bruno Leão, que compartilhou a coordenação das atividades do grupo com a Profa Soowon, falou sobre a importância da parceria entre as instituições  

“Os cinco meses de desenvolvimento do trabalho foram enriquecedores principalmente para os alunos, porque eles tiveram a oportunidade de trabalhar com estudantes do Estados Unidos para atender uma demanda real de uma empresa brasileira, sem falar em todos os desafios de um trabalho internacional, como a dificuldade comunicação por causa da linguagem, fuso horário, pessoas de outra cultura”, afirmou o Profº. Msc Bruno Leão. 

Para o estudante de Engenharia Civil, Luís Gustavo Góes, a experiência de participar de um grupo internacional foi desafiadora. Luiz colocou a língua inglesa em prática para desenvolver um projeto coletivo, com uma equipe formada por professores e estudantes dos EUA, Brasil, Índia e Coreia do Sul. 

“O desafio foi fazer um BEP para a empresa Stay-BIM e, apesar das diferenças entre os participantes do grupo, nós conseguimos fazer um bom trabalho. Foi uma experiência agregadora, na qual pudemos ajudar uma empresa soteropolitana, a desenvolver conhecimentos na área e crescer profissionalmente”, afirmou o estudante. 

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.