Notícias

Pesquisa realizada no ISI de Logística do SENAI CIMATEC recebe Prêmio ANTAQ 2021

Compartilhe:
Prêmio ANTAQ 2021

A premiação, promovida pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), aconteceu nessa quinta-feira (14), em Brasília (DF), e transmitida via YouTube. O artigo publicado por professores do SENAI CIMATEC foi o vencedor da categoria “Artigo Técnico-Científico”.

O artigo “Uma Análise Comparativa da Cabotagem Brasileira utilizando a Ciência e Teoria das Redes”, publicado pelos professores pesquisadores Carlos César Ribeiro (CIMATEC), Hernane Borges de Barros Pereira (CIMATEC) e Marcelo do Vale Cunha (IFBA),é resultado de pesquisa desenvolvida no Instituto SENAI de Inovação em Logística (ISI Logística) do SENAI CIMATEC, em Salvador.

A importância da navegação marítima para o país é tema relevante e estratégico e tem ganhado cada vez mais importância para a indústria brasileira. O modal aquaviário apresenta-se como alternativa ao transporte rodoviário, proporcionando equilíbrio à matriz de transporte, eficiência ao escoamento de produtos e consequente crescimento econômico.

A pesquisa desenvolvida no ISI Logística do SENAI CIMATEC utilizou a Ciência e Teoria das Redes para investigar o comportamento do transporte marítimo pela cabotagem na costa brasileira entre os anos de 2010 a 2015. A cabotagem, que se refere à navegação costeira, foi escolhida como objeto de estudo por demonstrar melhor desempenho para a logística portuária e se configurar como alternativa sustentável aos demais modais, uma vez que opera com baixo custo, maior carga e baixa emissão de carbono.

Os resultados encontrados indicam a importância e a necessidade de investimentos brasileiros no uso da Ciência e Teoria das Redes no desenvolvimento de estudos da navegação marítima nacional, visto que pode auxiliar gestores em tomada de decisões mais assertivas e eficientes. Os exemplos europeus de aplicações e pesquisa na área apontam para um crescimento econômico exponencial entre operadores logísticos e, diante da vantagem da extensão da costeira brasileira, é fundamental investir em tecnologias para elevar a competitividade internacional no que diz respeito à cabotagem.

Prêmio ANTAQ“O artigo é fruto da sinergia entre o time do ISI Logística do SENAI CIMATEC e docentes do Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, mostrando a força da integração do ecossistema da nossa instituição. Esse trabalho foi fundamental porque a utilização da Teoria e Ciência de Redes é pouco explorada no Brasil quando comparada a Europa. Portanto, ganhar esse prêmio é mais do que um reconhecimento nacional, mostra a força do SENAI CIMATEC que se consolida como instituição que aplica na prática tecnologias que podem prover soluções portuárias não só para o estado da Bahia, como também para o Brasil”, conclui o autor do artigo Carlos César Ribeiro Santos.

 

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.