Notícias

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM SENAI E LANÇA EDITAIS DE INOVAÇÃO PARA INCENTIVAR EMPREENDEDORES

Compartilhe:
DSC_0129

O SENAI CIMATEC recebe nesta sexta-feira (14), o seminário “Salvador, Cidade Inovadora”, e durante o evento será assinado um convênio entre a Prefeitura de Salvador e o SENAI, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS). A parceria irá criar uma agenda pública com divulgação de editais de inovação para incentivar os moradores da primeira capital do Brasil a desenvolverem soluções inovadoras para questões urbanas.

Em 2016, Salvador foi considerada a 10ª cidade brasileira que mais se destacou em inovação e tecnologia, conforme o ranking Connected Smart Cities da consultoria Urban Systems. A capital baiana também ocupa a posição 26ª no Eixo de Inovação, sendo a 4ª do Nordeste, segundo a organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores Endeavor.

Seminário

A abertura do evento será às 8h30, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), SECIS, SENAI, Sebrae e Rede Bahia. Em seguida, o engenheiro e economista Rodrigo Martins apresenta uma análise sobre as causas que inibem o Brasil de desenvolver o seu potencial inovador.

A partir de 10h, um dos idealizadores do Porto Digital em Recife e professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Carlos Cavalcanti, o presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) Daniel dos Santos Leipnitz e o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, Cauam Ferreira Cardoso, apresentarão práticas de sucesso em inovação. Os convidados irão mostrar exemplos de cidades nacionais e internacionais para inspirar oportunidades em Salvador. Ao final das explicações, os participantes poderão tirar as dúvidas em um debate.

Na parte da tarde, a plateia irá participar de uma dinâmica conhecida como Aquário ou Fish Bowl. A atividade começa com apresentações do tema, na presença de quatro participantes em cadeiras centrais, além de uma cadeira livre. Qualquer pessoa que estiver na plateia poderá se dirigir à cadeira livre para contribuir por cinco minutos com a discussão, enquanto um dos outros ocupantes sai do círculo, disponibilizando a sua cadeira. A cada rodada, um participante disponibiliza sua cadeira para que os demais espectadores possam entrar no debate. Os temas debatidos girarão em torno das práticas atuais de empreendedorismo em Salvador e dos elementos necessários para impulsionar a área na cidade.

Demo Day

A 100 Open Startups irá realizar durante o evento um Dia de Demonstração, onde os projetos serão apresentados para possíveis investidores no local. Na ocasião, o Diretor Executivo da empresa, Bruno Rondami, fará uma palestra especial sobre Novos Modelos de Negócio para Inovação.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.