
O Prêmio é o maior reconhecimento a pesquisadores de ciência e tecnologia do país
A Academia Brasileira de Ciências (ABC), durante Reunião Magna da ABC no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, realizou na última quarta-feira (04) a solenidade de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, edição 2022.
Nesta 34ª edição, o cientista contemplado com o Prêmio foi o químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pró-Reitor de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC.
Em sua fala de agradecimento, o Professor Titular Jailson Andrade disse que era uma grande honra receber o prêmio com o nome do Almirante Álvaro Alberto, fundador do CNPq e presidente da ABC em dois mandatos. “Muito emocionado, eu agradeço fortemente ao CNPq e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, esse prêmio que me honra bastante”.
O Prêmio é uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com a Marinha do Brasil e é atribuído ao pesquisador que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da respectiva área de conhecimento.
O Reitor do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Leone Andrade, comemorou a premiação concedida ao Pró-Reitor do Centro Universitário, Jailson Andrade. “O prêmio Almirante Álvaro Alberto, a mais alta honraria da ciência brasileira, é de grande importância, não apenas pelo necessário e merecido reconhecimento à brilhante carreira do Professor Jailson Andrade, como também para nossa instituição, especialmente pelo atual processo de transformar o Centro Universitário na Universidade SENAI CIMATEC. Como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, o Professor Jailson lidera o projeto de criação da nossa Universidade e o prêmio ajuda a conferir ainda mais credibilidade a todo esse processo”.
Na mesma solenidade, a ABC empossou como Presidente da entidade, para o triênio 2022-2025, a cientista e biomédica Helena Nader, primeira mulher a liderar a instituição em 106 anos, e como Vice-Presidente, o cientista Jailson Andrade.
Veja no Google Maps