Notícias

Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde visita SENAI CIMATEC

Compartilhe:
Dr, Josiane Dantas e dr. Roberto Badaró apresentam um dos produtos desenvolvidos no Laboratório de Transformação de PlásticosDr, Josiane Dantas e dr. Roberto Badaró apresentam um dos produtos desenvolvidos no Laboratório de Transformação de Plásticos

Na sexta-feira (6/04), o SENAI CIMATEC recebeu a visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE), Marco Fireman. Acompanhado do Senador Roberto Muniz, Fireman foi recebido pelo diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, o pesquisador-chefe do Instituto de Tecnologias para Saúde (ITS CIMATEC), Dr. Roberto Badaró, pela gerente do ITS CIMATEC, Dra. Josiane Dantas e pelo gestor de Novos Negócios do SENAI CIMATEC, Valdir Gomes.

Durante a visita, além de debater o projeto de implantação do Laboratório de Biologia Molecular e Insumos Terapêuticos Avançados, que já vem sendo apoiado pelo Ministério, Fireman conheceu o ITS CIMATEC e alguns laboratórios do Campus. Dr. Badaró conduziu a visita e destacou a forte atuação do Campus no desenvolvimento de produtos e projetos inovadores. “O ITS desenvolverá tecnologias de ponta para atender às demandas de projetos de PD&I nos setores de Saúde, Química e Biotecnologia, apoiando o complexo industrial e econômico da saúde no desenvolvimento de fármacos, medicamentos, equipamentos e materiais estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Dr. Badaró.

O secretário também conheceu alguns projetos financiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) desenvolvidos no SENAI CIMATEC, como os de desenvolvimento de robôs submarinos, tecnologias para reaproveitamento de rejeitos de minérios, desenvolvimento de plantas piloto, otimização de produtos e processos para os setores de mineração e químico, comprovando a expertise da instituição no desenvolvimento de projetos focados em PD&I.

“Não conheço no Brasil uma infraestrutura de pesquisa tão grande como o SENAI CIMATEC. As pesquisas desenvolvidas aqui trarão um grande desenvolvimento para o Brasil, aumentando a competitividade da indústria”, afirma Fireman.

O secretário ainda destacou o investimento do Ministério da Saúde na implantação do ITS CIMATEC. “Já estamos investindo na construção do ITS CIMATEC. Com pesquisas consistentes, integradas à indústria, o país desenvolverá produtos competitivos em comparação ao mercado internacional e alcançará nosso maior objetivo: redução no preço dos medicamentos para o consumidor”, concluiu.

Secretaria trabalha para fortalecimento do SUS

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde visa o desenvolvimento da capacidade científica, tecnológica e produtiva nacional para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema de saúde universal. A SCTIE é responsável por formular e implementar políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação em saúde, assistência farmacêutica e fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde.

Também desenvolve métodos e mecanismos para a análise da viabilidade econômico-sanitária de empreendimentos públicos no Complexo Industrial da Saúde, promove a implementação de parcerias público-privadas no desenvolvimento tecnológico e na produção de produtos estratégicos para o país. Cabe ainda à secretaria coordenar o processo de incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.