Notícias

SENAI Bahia investe em novas tecnologias em sala de aula

Apresentação de novas tecnologias foi a tônica do Encontro Pedadógico do SENAI 2019
Compartilhe:
José Motta apresentou a palestra sobre a mudança do perfil do aluno e do professor em sala de aulaJosé Motta apresentou a palestra sobre a mudança do perfil do aluno e do professor em sala de aula

O SENAI Bahia passa a adotar neste segundo semestre de 2019 uma nova ferramenta que vai revolucionar a interação entre estudantes e instrutores e potencializar o uso de recursos digitais na educação profissional. Trata-se do Google Foreducation, que traz para o dia a dia das escolas técnicas a sala de aula virtual. Esta foi uma das tecnologias apresentadas aos cerca de 300 instrutores e coordenadores pedagógicos e técnicos do SENAI Bahia que participam do Encontro Pedagógico anual da entidade, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC.

Com o tema “Educação 4.0: perspectivas e desafios da prática docente”, o encontro foi aberto nesta quinta-feira, 11/jul, e prossegue nesta sexta-feira, 12/jul, com palestras e oficinas realizadas por especialistas em novas tecnologias adaptadas à educação. Participam representantes das 21 unidades de educação profissional da capital e interior.

Na abertura do encontro, o diretor-regional do SENAI Bahia, Rodrigo Alves, falou da importância de reunir toda a equipe docente para discutir o futuro da educação, enriquecendo o conhecimento e a apreensão de novas ideias. Ele lembrou que a rede de educação do SENAI passou por uma importante ampliação nos últimos cinco anos – de seis para 21 unidades –, o que aumenta o compromisso da instituição em continuar ofertando formação de qualidade. “Temos o desafio de aproveitar as oportunidades para focar em melhorias de forma a manter a excelência da educação oferecida pelo SENAI, formando profissionais com alta capacidade técnica e também preparados para os desafios da sociedade do futuro que começa a se desenhar”, destacou Rodrigo Alves.

A gerente de Educação, Patrícia Evangelista, acrescentou que a ideia foi “debater, discutir e inspirar”. “O aluno não é mais o mesmo no cenário 4.0. Ele tem mais recursos e o conhecimento está acessível por vários meios e os palestrantes convidados trouxeram qual é o desafio e o perfil dos docentes que este novo momento requer”, complementou Patrícia Evangelista.

Nesta quinta-feira, primeiro dia do evento, o professor José Motta, da 2M Treinamentos Gerenciais, abordou em sua palestra a Educação 4.0 e as Edtechs Emergentes. Ricardo Nunes, da Foreducation EdTech, abordou como tema da sua palestra “A inovação não está na Transformação Digital e sim na Transformação Humana”.

Nesta sexta-feira, os palestrantes convidados foram Karine Arasaki, do SENAI Santa Catarina, que abordou “Competências do Profissional do Futuro e seus impactos na Educação” e Yang Mendes, da Eloquence Escola de Oratória, que tratou do tema “Comunicação Eficaz no Mundo Pós-Moderno”.

EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA

Para os participantes, a experiência tem sido enriquecedora. “A gente acha que já sabe tudo, com alguns anos de experiência em sala de aula, mas na verdade, participando de um encontro como este e ouvindo palestras, como a de José Motta, a gente se dá conta de que tem sempre algo a melhorar”, sintetiza Derval Lima, instrutor da área de Manutenção Industrial do curso de Mecânica do SENAI CIMATEC. Na programação de quinta-feira, Derval também gostou muito da oficina sobre oratória e postura em sala de aula, ministrada por Yang Mendes.

Tarcísio Sandes, do SENAI Lauro de Freitas, da área de Gestão e Logística, também elogiou a iniciativa do SENAI de proporcionar este momento para o seu corpo docente. “Um evento desse nível, com a qualidade dos palestrantes, a forma de como foi organizado, com palestras e oficinas, foi interessante. É importante, enquanto instituição, o SENAI pensar no capital humano porque educação é construção, é transformação e o docente tem um papel muito importante nesse processo”, complementou.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Além das palestras, durante o Encontro Pedagógico, cases de sucesso do SENAI Bahia foram apresentados aos participantes, bem como práticas pedagógicas adotadas em sala de aula de iniciativa dos funcionários das unidades da capital e interior. Gabriel Queiroz, do SENAI Feira de Santana fez uma palestra sobre a Experiência Piloto Novo Ensino Médio.  Já Luan Pereira, do SENAI Lauro de Freitas, compartilhou a experiência “Aprendendo na Prática (MQCT)”. Os instrutores Igor Ernandez e Karina Rocha, do SENAI Alagoinhas, levaram para os colegas a Experiência SAEP. As práticas pedagógicas inovadoras trazidas pelos instrutores do SENAI foram apresentadas em estandes nos intervalos das palestras.

*Com informações da FIEB

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.