Notícias

SENAI CIMATEC apresenta Gestão da Normalização para construtoras

Compartilhe:
Gestão da Normalização para construtoras Gestão da Normalização para construtoras - Foto: CBICGestão da Normalização para construtoras - Foto: CBIC

Você sabia que as normas técnicas facilitam tomadas de decisões, proporcionando rapidez e segurança nos resultados, e que o uso delas significa investimento no produto final com garantia de qualidade? Para ajudar as empresas construtoras a alcançarem esses objetivos, a consultora do SENAI CIMATEC, Priscila Freitas, abordou o tema Gestão da Normalização em Empresas Construtoras em seminário realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Senai Nacional, na última quinta-feira (11/04), em Brasília.

A consultora do SENAI CIMATEC destacou a história da Normalização e do Sistema da Qualidade no último século, no Brasil e no mundo, e sobre o cenário internacional nesse período. “No final dos anos 80, com a abertura do mercado nacional a produtos importados, a indústria brasileira teve a necessidade de se adequar às regras para ter competitividade e continuar ativa. No final dos anos 90 também o setor da construção civil sentiu a necessidade de se adequar e garantir a qualidade. Em 1996, o Brasil assinou a Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996), que previa a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva”, explicou.

Priscila Freitas falou também sobre a criação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Civil (PBQP-H), classificando-o como a 1ª Revolução Normativa para Indústria da Construção. Segundo a consultora, com o advento da Norma de Desempenho – ABNT NBR 15575:2013 para Edificações Habitacionais – tornou-se mais explícita a necessidade de acompanhamento, atualização e registro das normas utilizadas. “Mas para não ser pego de surpresa, o construtor deve participar do processo de normalização e contribuir para a melhoria da qualidade das construções no país” completou.

Assista a palestra completa no canal oficial da CBIC.

*Com informações da CBIC

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.