Notícias

SENAI CIMATEC associa-se à SPRINT Robotics

Compartilhe:
fachada

O SENAI CIMATEC tornou-se recentemente membro associado da SPRINT Robotics Collaborative, uma fundação global conduzida por empresas das áreas de petróleo & gás, petroquímica e robótica. A fundação promove o desenvolvimento, a disponibilidade e a aplicação da tecnologia robótica para inspeção e manutenção de infraestrutura de capital intensivo.

A SPRINT Robotics foi criada em 2015 com o objetivo de acelerar a prontidão do mercado de soluções robóticas, reduzir o impacto da indústria no meio ambiente e maximizar a segurança operacional. A inspeção robótica pode reduzir os tempos de parada e, portanto, a necessidade de entrada humana em vasos e outros equipamentos, reduzindo riscos e custos.

“Nossa associação à SPRINT Robotics Collaborative é importante, pois teremos acesso às tendências tecnológicas que nortearão o desenvolvimento das soluções em robótica aplicadas ao setor”, afirma o gerente da Área de Robótica do SENAI CIMATEC, Leonardo Nardy.

Desde seu lançamento, outras grandes empresas no setor petroquímico já se associaram à SPRINT Robotics como Chevron, Statoil, Shell, Gassco e BASF. A tecnologia robótica foi desenvolvida em muitas áreas, embora grande parte da tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento de protótipos e demonstrações, antes de alcançar maturidade mercadológica.

Instituto Brasileiro de Robótica

A automação de sistemas e a inteligência artificial são avanços tecnológicos que marcaram a humanidade e estão por trás das principais demandas da Indústria 4.0. Incorporado à estrutura do Campus, em uma parceria com o Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (German Research Center for Artificial Intelligence – DFKI) e apoio da University of Bremen, o Instituto Brasileiro de Robótica (Brazilian Institute of Robotics – BIR) tem estrutura para suportar e desenvolver os projetos de empresas brasileiras e internacionais, com o arrojo e dinamismo de competências como Robótica Autônoma, Automação Industrial, Microeletrônica e Sistemas Inteligentes.

No BIR, grandes projetos da área foram desenvolvidos, como o FlatFish, o veículo autônomo submarino desenvolvido em parceria com o DFKI e a Shell para realizar inspeções visuais tridimensionais de alta resolução para avançar os níveis de exploração de petróleo e gás em águas profundas.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.