Notícias

SENAI CIMATEC e ITA fortalecem parceria em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Compartilhe:
Prof. Dr. Anderson Correia, à esquerda, em visita ao Instituto Brasileiro de Robótica. Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.Prof. Dr. Anderson Correia, à esquerda, em visita ao Instituto Brasileiro de Robótica. Foto: Angelo Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB

Na última segunda-feira (05), o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI CIMATEC) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fortaleceram a parceria entre as instituições por meio da assinatura de um memorando de entendimento, no Campus. Antes da solenidade da assinatura, o Prof. Dr. Anderson Correia, Reitor do ITA, Solange Corrêa, coordenadora de Cooperação do ITA, e o Prof. Dr. Vilson Almeida, Professor Visitante e Pesquisador do ITA, realizaram uma visita guiada pelas instalações do Campus e viram de perto alguns dos principais cases de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidos no SENAI CIMATEC. Estiveram presentes Ricardo Alban, presidente da FIEB, Alexi Portela, vice-presidente da FIEB, Vladson Menezes, diretor executivo da FIEB, Armando Costa, superintendente do SESI-BA, Evandro Mazo, superintendente do IEL-BA, Tatiana Ferraz, gerente da Faculdade SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, gerente de Inovação e Empreendedorismo do SENAI CIMATEC. O evento também contou com a presença de parlamentares e gestores públicos engajados com o desenvolvimento industrial, como os deputados federais Márcio Marinho e Tia Eron, os deputados estaduais Sidelvan Nóbrega e o Pastor José de Arimatéia, os vereadores Isnard Araújo, Luiz Carlos de Souza, Rogéria Santos e Ireuda Silva, a Secretária da Reparação de Salvador, Ivete Sacramento, e o sub-Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Prof. Dr. Roberto Badaró, além de outros professores, pesquisadores e representantes de empresas industriais com foco em PD&I.

“O ITA e o SENAI CIMATEC têm muito em comum. Temos em nosso DNA trabalhar para desenvolver a indústria. Estamos muito motivados para trabalharmos ainda mais em cooperação”, afirmou Anderson Correia. As instituições já cooperam há alguns anos em âmbito acadêmico. “Já participamos do planejamento e execução do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Industrial do CIMATEC, que contou com diversos docentes do ITA”, lembrou o reitor do ITA. Ricardo Alban ratificou a relevância de ambas instituições para o desenvolvimento acadêmico e científico do país. “Há uma afinidade espontânea. Ambas são referência no que fazem para o país e fora dele. O intuito é que os laços sejam estreitados cada vez mais”, comentou. O memorando de entendimento assinado prevê a cooperação em PD&I com foco em áreas comuns, como energia solar e redes inteligentes, bem como permite que, em acordo, seja estabelecidas novas prioridades ao longo dos cinco anos de vigência.

Os deputados federais presentes, Tia Eron e Marcio Marinho, afirmaram que o desenvolvimento da indústria é pauta constante das suas propostas de emendas. “É necessário buscar maiores investimentos para a indústria, a ciência e a tecnologia. Este tipo de cooperação só contribui para o desenvolvimento do país em um momento de reconstrução”, afirmou a deputada. Ambos atuaram com destaque diante da bancada da Bahia na destinação de recursos na Lei Orçamentária Anual para a implantação do Instituto de Tecnologia da Saúde do SENAI CIMATEC. “É necessário que a sociedade compreenda que o SENAI CIMATEC presta um serviço de alta relevância para a Bahia e para o Brasil”, destacou o deputado Márcio Marinho.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos
Foto 1

Foto 1

Foto 2

Foto 2

Foto 3

Foto 3

Foto 4

Foto 4

Foto 5

Foto 5

Foto 6

Foto 6

Foto 7

Foto 7

Foto 8

Foto 8

Foto 9

Foto 9

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.