Notícias

SENAI CIMATEC e McKinsey inauguram Fábrica Modelo 4.0

Compartilhe:
Fábrica Modelo 4.0 Brasil foi inaugurada em parceria entre o SENAI CIMATEC e a McKinsey & Company. Foto: Nelson Antônio/SENAI CIMATEC.Fábrica Modelo 4.0 Brasil foi inaugurada em parceria entre o SENAI CIMATEC e a McKinsey & Company. Foto: Nelson Antônio/SENAI CIMATEC.

Nesta quinta-feira (01/ago), foi inaugurada a Fábrica Modelo 4.0 Brasil, fruto de uma parceria entre o SENAI CIMATEC e a McKinsey & Company. Com uma nova infraestrutura e avançadas tecnologias integradas à Indústria 4.0, a Fábrica consolida um ambiente de gestão digital de performance, que facilita a tomada de decisão com o uso de dados em tempo real.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes de diversos setores industriais do estado. Segundo a Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, a Bahia ganha com a instalação deste equipamento que vem para agregar o ecossistema industrial. “Aumenta a capacidade instalada em nosso Estado, e, claro, a partir do SENAI CIMATEC, com a produção de tecnologia com alto desempenho e de alta aplicação em vários setores produtivos da sociedade”, pontuou Adélia.

Essa é a primeira Fábrica Modelo 4.0 do hemisfério sul e integra uma rede internacional da McKinsey & Company composta de 13 outras Fábricas Modelo. “Esperamos incentivar o aumento da produtividade e competitividade da indústria brasileira por meio da digitalização, ao mesmo tempo em que preparamos os profissionais para lidar com os desafios dessas novas tecnologias”, diz Vijay Gosula, sócio-diretor da McKinsey & Company e líder do escritório de Salvador.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é um parceiro na ampliação do atendimento da Fábrica Modelo 4.0 Brasil a empresas de médio e pequeno porte. O Coordenador Estadual de Indústria do SEBRAE, Tércio Calmon, relatou que o mais importante desse processo é o ganho de produtividade. “A indústria de hoje tem uma margem muito pequena de retorno financeiro, então não tem muito espaço para erros. A lean manufacturing e outras soluções de produtividade auxiliam as pequenas indústrias a se manterem no mercado, evitando a estatística de mortalidade das empresas que é muito grande, inclusive nas indústrias baianas”, concluiu Tércio.

A Fábrica Modelo 4.0 Brasil oferece programas abrangentes de aprendizado para empresas de todos os portes e segmentos. A proposta é aliar a teoria à prática, apresentando ferramentas da metodologia avançada Lean Manufacturing, que tem como objetivo a redução de desperdícios, como deslocamento e estoque, buscando o aumento da produtividade e competitividade. “O objetivo é criar um ambiente fabril controlado que trabalha baseado na filosofia de manufatura enxuta. Aqui temos uma média de 70% de aumento de produtividade das empresas que passam pelos nossos programas”, disse o Gerente Executivo do SENAI CIMATEC, Leonardo Sanches.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.