Notícias

SENAI CIMATEC e NVIDIA celebram parceria para desenvolvimento tecnológico

Compartilhe:
DivulgaçãoDivulgação

O SENAI CIMATEC e a NVIDIA Brasil firmaram uma parceria para desenvolvimento da tecnologia de GPU (Graphics Processing Unit – Unidade de Processamento Gráfico) no Brasil. O objetivo da parceria é aprofundar as pesquisas e disseminar as aplicações da tecnologia para fomentar a sua utilização na indústria brasileira.

A NVIDIA tem sede nos Estados Unidos e é referência em tecnologia de computação para Inteligência Artificial. No escopo da parceria, a empresa contará com a equipe de pesquisadores e especialistas do SENAI CIMATEC, que contribuirá com a multinacional para desenvolver soluções para os problemas mais complexos da indústria e buscar novos negócios na área. O SENAI CIMATEC será um dos principais centros estratégicos da NVIDIA no país para os avanços da tecnologia de GPU na indústria.

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país, integrando um Centro Universitário, um Centro Tecnológico e uma Escola Técnica de forma sinérgica em um só Campus. A instituição terá acesso a capacitações e treinamentos especializados nas plataformas de hardware e software desenvolvidas pela NVIDIA, para avançar as pesquisas e elevar a sua atuação à vanguarda tecnológica em Inteligência Artificial, Veículos Autônomos, HPC e Programação de GPU.

A GPU tem sido aplicada no desenvolvimento das tecnologias mais avançadas da indústria mundial. Com a sua evolução exponencial, equipamentos e tecnologias que requerem um processamento de alto desempenho têm obtido progressos significativos. Empresas referência em tecnologia, como Facebook, Amazon, Uber e Toyota, têm avançado a sua aplicação gradativamente.

Para o Gerente de Negócios em Computação do SENAI CIMATEC, Adhvan Furtado, a parceria é estratégica, pois promoverá o acesso a tecnologias de GPU à indústria brasileira. “A tecnologia de GPUs tem sido muito utilizada pela indústria como plataforma de desenvolvimento da Inteligência Artificial. Através dessa parceria, o SENAI CIMATEC será um provedor de soluções, acelerando a aplicação de inovações em Inteligência Artificial na indústria brasileira”, afirmou.

“A NVIDIA colabora efetivamente para incentivar a computação acelerada por GPUs e avançar as pesquisas em inteligência artificial, Deep Learning e outras tecnologias otimizadas pela programação em CUDA. Essa parceria com o SENAI CIMATEC garantirá aos seus desenvolvedores o acesso a treinamentos especializados de hardware e softwares proporcionados pela NVIDIA no mundo todo”, explicou o Gerente de Arquitetura e Soluções para América Latina da NVIDIA, Pedro Mário Silva.

NVIDIA GPU Workshop

A oficialização da parceria será realizada durante o evento NVIDIA GPU WORKSHOP, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC. A 8ª edição do evento é voltada para desenvolvedores que trabalham com Inteligência Artificial, Deep Learning, Computação de Alto Desempenho, Programação Paralela, Realidade Virtual, Desenvolvimento de Jogos, Processamento Gráfico e Processamento Gráfico. Além de abordar os principais percursos tecnológicos e aplicações da GPU Computing, o evento oferecerá um rico conteúdo de tecnologias e inovação para desenvolvedores, empresários, startups e investidores.

A programação conta com palestras e fóruns em diversas áreas tecnológicas, além de visitas temáticas guiadas pelo SENAI CIMATEC, que inclui no roteiro o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial – onde estão instalados o segundo mais potente supercomputador da América Latina, CIMATEC Yemoja, e o supercomputador Omolu, montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública.

As palestras serão ministradas por gestores e pesquisadores de diversas instituições do país. Os principais destaques da programação são as palestras Future Trends in Robotics, realizada pelo Prof. Dr. Frank Kirchner, Doutor Honoris Causa no SENAI CIMATEC, Professor da University of Bremen e Diretor do Centro Alemão de Pesquisa em Inteligência Artificial (DFKI); High Performance Computing (HPC), ministrada por Pedro Mário Silva, Gerente de Arquitetura e Soluções para América Latina da NVIDIA, e FatNode System with GPUs, realizada por Leonardo Fialho, docente do Centro Universitário SENAI CIMATEC e Gerente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Atos/Bull. A inscrição para o evento é gratuita e deve ser realizada no endereço www.senaicimatec.com.br/nvidia.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.