Notícias

SENAI CIMATEC participa da Primeira Expo Robótica

Compartilhe:
Rosane Zagatti, gerente de tecnologia da Shell, visita stand do SENAI CIMATEC na Expo RobóticaRosane Zagatti, gerente de tecnologia da Shell, visita stand do SENAI CIMATEC na Expo Robótica

Utilizar robótica para checagem da área, diminuindo a exposição de uma pessoa ao risco e otimizando o tempo dedicado à atividade? A primeira Expo Robótica, realizada pela Petrobrás, entre os dias 27 e 29 de novembro, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro, destacou o aumento da eficiência operacional. A feira de tecnologia com foco no uso e desenvolvimento de robôs teve como objetivo expor e fomentar pesquisas na área, apresentar cenários de aplicação e demandas da indústria de óleo e gás.

O SENAI CIMATEC garantiu presença no evento, que reuniu empresas e operadoras de petróleo, institutos de pesquisas e empresas especializadas em tecnologia e robótica. Além do stand para apresentar os principais cases desenvolvido no Campus, em parceria com empresas do mundo inteiro, na área de robótica, o pesquisador do BIR (Instituto Brasileiro de Robótica), incorporado a infraestrutura do SENAI CIMATEC, Marco Reis, apresentou a palestra Desafios para Estabelecer um Centro de Robótica Autônoma.

Conheça alguns cases desenvolvidos no Campus:

Digisub, desenvolvido em parceria com a Petrobras, é um protótipo de scanner que fornece uma nuvem de pontos 3D de alta resolução para ser usado na geração de modelos CAD de equipamentos submarinos pré-instalados e para avaliar com mais precisão através de um PoC e SOTA a viabilidade econômica dos manipuladores autônomos.

Jiro, desenvolvido em parceria com a Shell Brasil, é o projeto, desenvolvimento, fabricação e teste de uma ferramenta prototipada remotamente controlada, que é capaz de limpar e inspecionar juntas flexíveis submersas dentro de um campo de petróleo e gás.

Direção Assistida, desenvolvido em parceria com o Instituto Tecnológico da Vale, Desenvolvimento de um sistema inteligente de assistência à condução veicular em condições de baixa visibilidade em minas a céu aberto.

FlatFish, desenvolvido em parceria com a Shell Brasil e DFKI (Instituto Alemão de Robótica e Inteligência Artificial), é um veículo autônomo submarino que tem como objetivo realizar inspeções visuais em 3D de alta resolução para alcançar níveis avançados na exploração de petróleo e gás em águas profundas e visa garantir maior segurança operacional e ao meio ambiente, reduzirá drasticamente os custos atuais para operações deste tipo.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.