Notícias

SENAI CIMATEC promove encontro para discussão de temas ligados à pesquisa, tecnologia e inovação em saúde.  

Compartilhe:
001

Durante os dias 04 e 05 de novembro, o SENAI CIMATEC realizou um Workshop de Integração para aproximar instituições que atuam com pesquisas em saúde. Junto ao Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS), estiveram presentes o Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Instituto Santos Dumont (ISD).  

O encontro, que contou com o apoio dos Ministérios da Saúde e da Defesa, teve como objetivo aproximar as instituições, discutir temas ligados às tecnologias, pesquisas e inovações, e traçar estratégias de industrialização para o setor de saúde no Brasil.  

Nesta oportunidade, gestores e pesquisadores dos três institutos puderam fortalecer conexões, trocar experiências e firmar parcerias estratégicas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. A programação dos dois dias de Workshop incluiu palestras, apresentações científicas e de projetos, visita ao campus do SENAI CIMATEC, em Salvador, e ao SENAI CIMATEC Park, em Camaçari.  

Para a realização deste encontro, estiveram presentes o Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade, o Pesquisador-Chefe do Instituto de Tecnologias em Saúde (ITS CIMATEC), Dr. Roberto Badaró e o gestor de Novos Negócios, Valdir Gomes. Também estiveram presentes as pesquisadoras Dra. Bruna Machado, Dra. Milena Botelho e Dra. Josiane Dantas.  

Na comitiva do Ministério da Defesa, estiveram o General de Divisão Luís Antônio Brito, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Ten. Brig. Jeferson Domingues, o Brigadeiro Médico Laerte Lobato, Major Luiz Eduardo Ramos e o Major Flávio Bianchi, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DESAS).
 

Já a comitiva do Ministério da Saúde contou com a presença de representantes do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), da Coordenação Geral do Complexo Industrial da Saúde (CGCIS) e do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde (DEMAS). 

O Instituto Evandro Chagas foi representado pelo Diretor, Dr. Jorge Travassos, que apresentou os 85 anos de história e o desenvolvimento das pesquisas realizadas pelo Instituto. Hoje, o IEC é uma das principais referências em vigilância e saúde pública do país, desenvolvendo pesquisas, formação científica e profissional, e apoiando a tomada de decisão em políticas públicas de saúde, através da vinculação com Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS). A Diretora Substituta e Chefe da Seção de Parasitologia, Dra. Lourdes Maria Garcez, também esteve presente, apresentando importantes resultados da pesquisa com moléculas bioativas para combate a Leishmaniose na Amazônia. As Dras. Daniele Barbosa de Almeida Medeiros (Chefe da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do IEC), Luana da Silva Soares (Chefeda Seção de Virologia do IEC) e Lívia Caricio Martins (Presidente do Comitê Técnico Científico do IEC) também estiveram presentes para a Sessão Científica.  

O Instituto Santos Dumont foi representado pelo Diretor Geral, Dr. Reginaldo Freitas Jr. E pelo Coordenador do Centro Especializado em Reabilitação do ISD, Dr. Hougelle Simplicio. Durante as exposições científicas, também esteve presente o neuro engenheiro pelo ISD, Rommel Araújo. 

Encerramos a programação, na tarde desta sexta-feira (05), com a apresentação de Projetos na Colaboração CIMATEC x IEC x ISD, que indicou cenários positivos para a convergência de pesquisas e inovação entre os três Institutos. 

Ciência, tecnologia e sociedade caminhando juntas #PeloFuturoDaInovação.  

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.