Notícias

SENAI CIMATEC sedia III Seminário Estadual sobre BIM

Compartilhe:
DESTAQUEEVENTO_Banner_Site.png

Com o objetivo de divulgar a tecnologia BIM – Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) e o SENAI CIMATEC promovem a terceira edição do Seminário Estadual sobre BIM. O evento vai discutir a formação dos profissionais e a implantação de processos BIM na construção civil. Além de palestras ministradas por renomados nomes na área, será apresentado também o case da adoção da tecnologia no metrô de São Paulo. O seminário acontece no dia 8/ago, das 13h às 20h, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC.

O presidente do Crea-BA e engenheiro civil Luis Edmundo Prado de Campos acredita que investir na qualificação dos profissionais é uma forma de combater a crise. “Além de promover esse seminário na capital, levamos a Caravana BIM para várias cidades, como forma de garantir que os profissionais do interior tenham acesso a essa tecnologia”, observa.

A tecnologia BIM traz importantes mudanças na área tecnológica, principalmente na indústria da construção civil, já que assegura aos empreendimentos informações mais confiáveis e consistentes, com maior qualidade dos projetos e menores prazos e controle de custos. A tecnologia promove maior planejamento e domínio das etapas construtivas, redução de incompatibilidades de projetos e, consequentemente, retrabalhos, garantindo um desempenho mais eficiente durante todo o ciclo de vida do empreendimento, desde os estudos de viabilidade até a demolição.

“No presente momento, podemos dizer que a comunidade da AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) vem se especializando em métodos mais eficazes na concepção de projetos e gestão de obras, e esses métodos envolvem tecnologias associadas a modelos 3D. O conceito atual envolve o BIM, que conduz a concepção de modelos 3D paramétricos que armazenam informações”, afirma o especialista em BIM do SENAI CIMATEC, Carlos Bonfim.

Ainda segundo Bonfim, o BIM se destaca por seu caráter conceitual envolvendo tecnologia e processos, permitindo a concepção associada a dados, simulações, monitoramento da construção, seu uso e operação. “As aplicações de BIM extrapolam os limites do edifício: podemos usar esses conceitos em projetos das diversas disciplinas de arquitetura e engenharia, além da utilização de tecnologias associadas como Laser scan, Impressões 3D, Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e o uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) conhecidos no Brasil como drones para geração de nuvens de pontos”.

Faça aqui sua inscrição!

* Com informações do Crea-BA

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.