Notícias

SENAI CIMATEC sediará Baja Etapa Nordeste

Competição será realizada pela primeira na capital baiana
Compartilhe:
Baja 2017

O SENAI CIMATEC sediará de de 10 a 12 de novembro, a 12ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste 2017. A competição terá a participação de 16 carros off-road projetados e construídos por alunos de instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

Esta é a primeira vez que a competição é realizada em Salvador e o SENAI CIMATEC fará a estreia de sua equipe – a CalangoTec. “Nossos alunos participam dessa competição voluntariamente e isso gera um grande diferencial no currículo acadêmico, pois, além das práticas do curso que já acontecem nos nossos laboratórios, os alunos se desafiam a criar um veículo com as mesmas ferramentas de projeto que montadoras utilizam no seu processo de criação”, explica Mauricio Bonifati, Gerente da Área Automotiva.

Liderada pelo capitão Gabriel Mendonça, estudante do 5º trimestre Engenharia Mecânica, a CalangoTec é formada por 21 alunos que enfrentarão os desafios das provas estáticas, dinâmicas e práticas. “Vamos poder colocar prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, trabalhando no desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Estamos confiantes em conseguir um bom resultado na nossa primeira participação”.

No primeiro dia, os estudantes farão uma apresentação oral dos projetos. No dia seguinte, os carros serão avaliados quanto à segurança, conforto, e motorização, e em testes dinâmicos de suspensão, tração, aceleração e dirigibilidade. Para o último dia, 12, a partir das 9h, está previsto o enduro de resistência, a prova mais esperada da competição, com três horas de duração.

As competições regionais da SAE BRASIL são preparatórias para a Baja de âmbito nacional. A Etapa Nordeste é oportunidade para a troca de conhecimento entre as equipes e aperfeiçoamento dos veículos que disputarão a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, no Interior de São Paulo, com equipes de todas as regiões do Brasil. As outras duas competições regionais são as Etapas Sudeste, também em São Paulo, e a Etapa Sul, no Rio Grande do Sul.

Carros

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 metro de altura e até 113,4 quilos. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.