Notícias

SENAI CIMATEC volta ao ranking dos maiores computadores do mundo

Compartilhe:
1280862e-7f1f-4593-996b-79590a641ad3

Graças ao Ogbon, o SENAI CIMATEC voltou ao ranking dos 500 maiores computadores do mundo. “É um importante avanço para a ciência e tecnologia brasileira”, avalia Adhvan Furtado, gerente de área de computação do SENAI CIMATEC.

O Centro de Supercomputação do SENAI CIMATEC já havia estado seis vezes na lista dos top 500, com o Yemoja. Agora, o Ogbon é o 347 do ranking global, que leva em consideração a capacidade de processamento, o número de FLOPs e as operações em ponto flutuante por segundo.

Além do Ogbon, outros dois computadores brasileiros aparecem na lista. No ranking nacional, o primeiro lugar ficou com o Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica, que está na colocação 193 no ranking geral. O supercomputador Fênix, da Petrobras, ficou em segundo lugar no ranking nacional e na colocação 195 no geral. O Ogbon, portanto, é atualmente o terceiro maior computador do Brasil.

“Estar no Top 500 mais uma vez é uma satisfação para todo o time de pesquisa, desenvolvimento e operação. Nossa meta é também sermos referência em supercomputação como solução ‘Hpc as a Solution’, com foco em modelar, simular e aplicar todo o poder dos HPCs nos diversos desafios da indústria”, declara João Marcelo Souza, gerente da área de Supercomputação do SENAI CIMATEC.

Supercomputing 2019 – João Marcelo e Adhvan estão em Denver, nos Estados Unidos, representando o CIMATEC no Supercomputing 2019, maior congresso de supercomputação do mundo, que começou no dia 17 de novembro e segue até o próximo dia 22. A lista atualizada do Top 500 foi divulgada lá.

Durante o evento, eles realizarão uma apresentação no stand da Intel sobre a Iniciativa OneApi, que é “uma iniciativa da Intel de criar uma plataforma aberta para programação heterogênea, onde um mesmo programador poderia facilmente programar e rodar códigos em CPU, GPU, FPGA e aceleradores de inteligência artificial”, conforme explica Adhvan.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.