Notícias

SENAI e Coelba assinam termo de cooperação para incentivar projetos de inovação em Eficiência Energética

Investimento de 1,2 milhão realizado pelo Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do Grupo Neoenergia e do SENAI busca incentivar projetos no âmbito do Edital de Inovação para a Indústria 2018
Compartilhe:
Ricardo Alban, presidente da FIEB assina acordo com o diretor presidente da Coelba, Fulvio MachadoRicardo Alban, presidente da FIEB assina acordo com o diretor presidente da Coelba, Fulvio Machado

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), celebraram nesta quinta-feira (20/set), um termo de cooperação para o desenvolvimento de soluções inovadoras em Eficiência Energética. Direcionada às Startups, Micro e Pequenas empresas e também ao Microempreendedor Individual (MEI), a iniciativa irá selecionar projetos que deverão receber aporte para o desenvolvimento de novas tecnologias ou novas metodologias focadas em eficiência energética.

Chamada de Desafio Nova Energia, a ação faz parte do Edital de Inovação para a Indústria do SENAI, através do SENAI CIMATEC, e recebe suporte do Programa de Eficiência Energética da Coelba e das outras três distribuidoras do Grupo Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, destaca a importância do Desafio Nova Energia. “Esse é um tema muito sensível. A questão da eficiência energética é uma questão obrigatória e fundamental para competitividade do negócio da Neoenergia e essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade e da nossa indústria”, disse.

O intuito é fomentar o desenvolvimento de projetos em três áreas de interesse: soluções para redução do consumo de energia nas unidades consumidoras, geração distribuída e novas tecnologias educacionais com foco no tema de eficiência energética.

“Estamos em busca de soluções inovadoras para melhorar nosso atendimento, fortalecer o relacionamento com nosso cliente e trazer soluções educativas que beneficiem nossos consumidores, seja pequeno ou grande porte“, destaca a gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Christina Mascarenhas.

A seleção será realizada através de Chamada Pública, com a publicação do edital no dia 10 de outubro pelo SENAI e replicado nos sites das distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MT). O aporte total será de R$ 1,2 milhão: 600 mil reais por parte das concessionárias e mais 600 mil reais em horas técnicas de especialistas e uso de infraestrutura do SENAI CIMATEC, em um período de até 12 meses.

Para o diretor presidente da Coelba, Fulvio Machado, firmar parcerias como essa fazem parte da estratégia do Grupo Neoenergia. “Firmar essa parceria significa contribuir com a inovação, com as startups, o que nos deixa muito felizes. Acreditamos que é muito importante investir no futuro do Brasil, que através da inovação é possível transformar nosso país num país cada vez mais digital, mais tecnológico”, explica.

O Desafio Nova Energia tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inteligentes que facilitem maior eficiência no uso diário da energia elétrica. O projeto é uma iniciativa do SENAI, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Serviço Social da Indústria (SESI).

Estiveram presentes na celebração do acordo o presidente da Federação da Indústria do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, representantes de secretarias de Governo do Estado da Bahia, empreendedores e gestores do SENAI CIMATEC.

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.