Notícias

SINDUSCON e CIMATEC promovem o evento “O Futuro da Construção”

Compartilhe:
Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, apresenta palestra no evento. Foto: SINDUSCON-BALeone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, apresenta palestra no evento. Foto: SINDUSCON-BA

Startup, blockchain, inteligência artificial, drones, BIM, impressão 3D, internet das coisas, machine learning, deep learning, disrupção e indústria 4.0, para muitos estes termos podem não significar nada, mas todas essas inovações já fazem parte do contexto econômico, tecnológico, mercadológico e global. O desenvolvimento tecnológico criou novos paradigmas e realidades que antes eram distantes, não são mais. Para manter a competitividade e atender às exigências do mercado o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e SENAI IMATEC, promoveram no dia 18/out o Seminário “O Futuro da Construção”.

O evento que teve como objetivo apresentar as inovações e tecnologias da indústria da construção, foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), de 8h às 19h e contou com a participação de empresários do setor, engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais ligados ao setor da construção.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos; o presidente da FIEB, Antônio Alban; o coordenador estadual de industriado do SEBRAE Bahia, Tércio Calmon; o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Ricardo Lara Medrado, representando o superintendente regional da Caixa em Salvador, José Anselmo Lopes Cunha; o presidente da ADEMI- Bahia, Cláudio Cunha e chefe de gabinete do CREA – Bahia, Valter Souza Moraes Sarmento.

O presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos iniciou o evento pontuando que a inovação e a tecnologia são o caminho para o futuro da construção civil e do mercado imobiliário. “A indústria da construção ainda é muito conservadora. Precisamos mudar essa mentalidade, nos atentarmos para os novos modelos de negócios e nos adaptarmos às mudanças de paradigmas em relação à maneira como a indústria opera nos dias de hoje. O uso de ferramentas como BIM, drones, inteligência artificial, internet das coisas, startups, apps, softwares já estão presentes no Brasil e precisam ser difundidas”, afirmou.

O Seminário foi dividido em quatro painéis, dois pela manhã, com os temas “Pelo Caminho da Inovação” e “Construtechs – Startups da Construção” e dois pela tarde, com os temas “Cases de Inovação e Sustentabilidade” e “Inovação e Tecnologia”.

Na programação, destaque para as palestras com temas “Habitação 10 anos no Futuro”, da Gestora dos Projetos de Inovação & Tecnologia da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Raquel Ribeiro; “A Inovação e a Academia/Pesquisa, com o Presidente da ANTAC, José Barros Neto; “O Papel do SENAI na Inovação e Futuro da Construção”, ministrada pelo Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Andrade; “Estratégias do SEBRAE para a Construção Civil”, do Coordenador de Indústria do SEBRAE, Tércio Calmon; “A Construção Digital e o BIM”, com o Diretor de Engenharia da SINCO Engenharia, Paulo Sanchez e “Aplicação de Drones na Construção Digital”, da Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil do Departamento de Construção e Estruturas da Escola Politécnica da UFBA, Dayana Bastos Costa.

* Com informações do Sinduscon-BA

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.