Notícias

Sistema S, sinônimo de qualidade

Compartilhe:
Presidente da FIEB, Ricardo Alban (2/ da esq. para a dir.) e vice-presidentes da instituição durante coletiva. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.Presidente da FIEB, Ricardo Alban (2/ da esq. para a dir.) e vice-presidentes da instituição. Foto: Valter Pontes/Coperphoto/Sistema FIEB.

Em relação às recentes declarações de agentes públicos sobre o Sistema S, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) observa que há um grande equívoco em relação à importância do setor industrial e quanto ao papel desempenhado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a sua competitividade.

A extinção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que significa perda de identidade do setor, é um exemplo disso. A indústria hoje representa 21,5% do PIB, mas contribui com 32% da arrecadação de tributos; o comércio com, respectivamente, 12,7% e 16%; e a agricultura, com 5,7% e 0,3%. Na Previdência, a indústria representa 25% da arrecadação, o comércio 14,5% e a agricultura 1,6%. Números que atestam o dinamismo do setor.

Agora, vemos ataques contra uma estrutura que funciona, o Sistema S, cujas entidades são diuturnamente fiscalizadas e têm suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas da União. Eles acontecem em um momento em que o Brasil precisa enfrentar desafios importantes, como simplificar e reduzir a carga tributária, realizar a reforma da Previdência, diminuir o peso do Estado na economia, reduzir a burocracia e melhorar a infraestrutura logística, esta com a participação da iniciativa privada.

No entanto, opta-se por mexer com uma estrutura que vem dando certo ao longo de décadas. O Sistema FIEB reconhece que, como em qualquer setor, há no Sistema S espaços para melhorar. Porém, ao invés de ser ameaçado com o corte de receitas, ele merece ser valorizado como modelo na oferta de serviços de qualidade, seja em inovação, educação, qualidade de vida ou qualificação profissional. Portanto, deveria ajudar na modelagem de serviços em que o setor público é inoperante, como educação, qualificação profissional e apoio à inovação.

Na Bahia, o SESI é referência em educação de qualidade, tanto para jovens quanto para adultos; assim como em práticas relativas à saúde e segurança no trabalho. O SENAI é sinônimo de excelência em qualificação profissional e amplamente reconhecido pelas ações em inovação, com o Cimatec, considerado um dos principais centros de tecnologia e inovação do Hemisfério Sul.

O Sistema FIEB está aberto ao diálogo, desde que despido de preconceitos e personalismos. Entende que a época dos embates políticos deve ser página virada. O tempo é de construir alternativas em busca do crescimento sustentado e isso só se escreve com várias mãos e com convergências. Os resultados que o Brasil precisa não serão feitos com gestos precipitados.

O SESI e o SENAI devem ser vistos como de fato o são: exemplos de boas práticas, atores importantes na construção do desenvolvimento econômico.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA – FIEB

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.