Notícias

Startups apresentam resultados finais dos projetos apoiados pela Chamada Cidade Inteligente

Representantes do SENAI CIMATEC, Prefeitura de Salvador e da COGEL avaliaram o desenvolvimento e testes
Compartilhe:
Representantes do SENAI CIMATEC, Prefeitura de Salvador e da COGEL avaliaram o desenvolvimento e testesRepresentantes do SENAI CIMATEC, Prefeitura de Salvador e da COGEL avaliaram o desenvolvimento e testes

Após um ano do lançamento da Chamada Cidade Inteligente, que selecionou ideias propostas por startups e micro e pequenas empresas para tornar a infraestrutura e os serviços da cidade de Salvador mais inteligentes e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, foram apresentados os resultados dos projetos que chegaram ao final do período de testes. Das 10 propostas selecionadas, sete projetos foram selecionados para serem apresentados na banca final onde estiveram especialistas do CIMATEC e da COGEL, além de gestores da Prefeitura de Salvador que foram beneficiados com as soluções geradas.

Recentemente, no mês de janeiro, um ano de desenvolvimento do projeto, os projetos REP Educa; Mini Maker Lab; Mosquito Zero; TI.MOB; Smart Gov; Smart Traffic; e Go On – Projeto Passaporte Salvador, apresentaram seus resultados e foram sabatinados pelos presentes.

“Avaliamos o nível de maturidade desses projetos. Alguns projetos apresentaram bons resultados, outros precisam ser aprimorados, tiveram um bom aprendizado, o que não deixa de ser importante, pois um dos objetivos do edital é ajudar na maturidade, na aceleração do ecossistema inovador da cidade”, explicou o secretário da SECIS, André Fraga.

Para Flavio Marinho, gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, além do aprendizado, os resultados foram proveitosos porque apresentam taxas de sobrevivência das startups muito superior à média nacional e já promoveram, de fato, o engajamento de soluções inovadoras com problemas reais da sociedade e da gestão pública.

“Ainda que algumas soluções não tenham alcançado um grau de maturidade avançado, o propósito de se rodar uma prova de conceito como esta era de permitir aos gestores públicos e da COGEL, instituições âncora, a validação prática de propostas que existiam até então apenas em estágio conceitual.

As startups tiveram o suporte do SENAI CIMATEC, da COGEL e das secretarias do município e, hoje, algumas já estão em fase de comercialização, outras continuarão o seu desenvolvimento, e outras perceberam que não eram viáveis e encerraram suas atividades. Como defende uma máxima do campo das startups, precisamos errar rápido, barato e tomar decisões ágeis que permitam ajustar os rumos e assegurar os melhores resultados”, pontuou Flávio.

“Temos projetos que alcançaram um excelente grau de excelência, como é o caso da Mini Maker, que já está comercializando o produto em algumas escolas de Salvador e vendendo para outros estados, e da Ti Mob, que demonstrou ser um produto viável. Aos poucos, a cidade conhecerá a efetividade dessas soluções e produtos”, destacou Ivan Paiva, Diretor de Inovação da Secretaria da Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da Prefeitura de Salvador.

Peterson Lobato, fundador da Mini Maker Lab, destacou a evolução do seu projeto após a participação na Chamada Cidade Inteligente, do Edital de Inovação para a Indústria. “Chegamos ao SENAI CIMATEC só com um protótipo box para o ensino de eletrônica e programação, e, hoje, podemos dizer que temos alguns produtos voltados para área de robótica e impressão 3D. Se não fosse a Chamada, continuaríamos com várias lacunas no desenvolvimento de nossos projetos”.

 

CHAMADA INTELIGENTE

A Chamada Cidade Inteligente foi fruto da parceria entre o Edital de Inovação para a Indústria, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a Prefeitura Municipal de Salvador e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (COGEL), para valorizar a Inovação e financiamento do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Lançada em setembro de 2017, a Chamada selecionou 10 startups com foco em tornar a infraestrutura e os serviços de uma cidade mais inteligentes, interligados e eficientes. Além desta, outras 2 Chamadas Temáticas foram realizadas como fruto da parceria do Edital de Inovação para a Indústria com a Prefeitura de Salvador e empresas.

A Chamada Cidade Resiliente, em dezembro de 2017, em parceria com a Resource/ SAP, selecionou cinco startups que propuseram soluções tecnológicas voltadas à promoção de qualidade de vida e resiliência urbana, que é a capacidade da cidade de adaptar-se às situações adversas.

A terceira Chamada, Cidade Sustentável, foi lançada em julho de 2018, com o envolvimento da Construtora CIVIL. O objetivo foi selecionar empresas para realizar provas de conceito de soluções inovadoras na temática Sustentabilidade, em seis vertentes distintas: Monitoramento e Licenciamento Ambiental, Urbanismo Integrado, Saneamento Ambiental, Construções Sustentáveis, Energias Renováveis e Mobilidade Urbana. Conheça mais sobre as startups que participaram da Chamada.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos
i Mob, que automatiza o processo de conferência de regularidade dos veículos estacionados na Zona Azul, por um sistema inteligente de vigilância

i Mob, que automatiza o processo de conferência de regularidade dos veículos estacionados na Zona Azul, por um sistema inteligente de vigilância

Alex Correia apresenta a Mosquito Zero, uma plataforma de soluções tecnológicas para melhor controle e diagnóstico de focos do Aedes aegypti

Alex Correia apresenta a Mosquito Zero, uma plataforma de soluções tecnológicas para melhor controle e diagnóstico de focos do Aedes aegypti

Peterson Lobato apresenta a Mini Maker Lab, que é um mini laboratório concebido para facilitar o ensino de microeletrônica, automação e robótica nas escolas

Peterson Lobato apresenta a Mini Maker Lab, que é um mini laboratório concebido para facilitar o ensino de microeletrônica, automação e robótica nas escolas

Notícias

Relacionadas

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.