Notícias

Summit Senai 4.0 debate os desafios e oportunidades da Quarta Revolução Industrial

Compartilhe:
IMG_0617

Na última sexta-feira (27/ago), cientistas e empreendedores envolvidos com inovação tecnológica reuniram-se no SENAI CIMATEC para o Summit 4.0. Com representantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Ford, CAOA montadora e das startups Movpak e Qrpoint, o evento debateu os desafios e oportunidades da Quarta Revolução Industrial.

O Summit foi promovido pelo SENAI nacional, que tem feito diversas iniciativas no sentido de preparar as indústrias e profissionais da área para as transformações contemporâneas nos modo de produção e métodos de pesquisa.

“Esse debate é de extrema importância para reforçar as boas práticas relacionadas à Indústria 4.0 e aproximar os diversos atores envolvidos nesse processo. Este é um momento que exige consciência e lucidez, e o CIMATEC, através desse evento e de várias outras iniciativas científicas e pedagógicas, contribui bastante para que os profissionais baianos estejam na vanguarda dos avanços tecnológicos”, declara o Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho.

A primeira palestra, “Jornada Indústria 4.0”, foi realizada pelo pesquisador líder do SENAI CIMATEC, Herman Lipkson, que traçou um amplo panorama sobre as tendências da Indústria 4.0, numa análise histórica que contextualizou as transformações atuais em relação às Revoluções Industriais anteriores.

Após a fala de Herman, foi realizado o Painel Cimatec 4.0, mediado por Flávio Marinho. Participaram do painel a Supervisora de Parcerias da Ford, Cristiane Gonçalves; o Executivo Sênior de Logística da CAOA Montadora, Marciel Perez; o CEO da Movpak, Hugo Eduardo; e o CEO da QRpoint, Eduardo Lobo.

“A composição do painel foi pensada para representar tanto as novas startups quanto as empresas tradicionais e as relações entre os diversos tipos de empreendimento, com cases de Indústrias que estão transformando suas operações, com atuação do SENAI CIMATEC”, explica Marinho.

Por fim, foi realizada a palestra “Indústria 4.0”, pelo diretor adjunto do Mestrado de Engenharia em Manufatura Avançada e Design do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT, José Pacheco. Em sua apresentação, Pacheco mostrou que novos negócios com grande potencial de expansão passaram a ser criados sem necessidade de um grande capital para investimento. E isso se aplica não somente às empresas de software, mas também a novos empreendedores que têm utilizado tecnologias como impressão 3D para criar produtos físicos inovadores.

Em relação à educação, o pesquisador do MIT frisou que, diferente do que ocorria há algumas décadas, hoje o mercado demanda que a formação seja um processo constante ao longo da vida, não mais restrito ao período escolar e universitário. “A ‘validade’, do ponto de vista técnico, do seu diploma, é de apenas alguns anos. Então, nós precisamos sempre voltar aos estudos”, afirmou Pacheco.

Multimídia

Todos Fotos Vídeos

Onde

Estamos

Av. Orlando Gomes, 1845 Piatã, Salvador - BA,41650-010

Veja no Google Maps

Entre em

Contato

Fale Conosco

contato@senaicimatec.com.br +55 (71) 3534-8090
Agende uma Visita

Envie uma Mensagem

SENAI Cimatec 2016 - Todos os direitos reservados.